
Safra Drakkar 2026: lavoura a lavoura, produtividade em foco
Foi dada a largada para a safra Drakkar 2026, com os plantios de soja praticamente finalizados em Mato Grosso e Goiás. As chuvas seguem irregulares no Cerrado, o que preocupa os produtores atendidos, mas ainda sem registros de danos aparentes nas lavouras.
Na Bahia, o plantio avança de forma mais lenta, aguardando a regularização das chuvas para o início consistente nas áreas de sequeiro. Já no Rio Grande do Sul, a grande maioria dos produtores está conseguindo seguir a janela ideal de semeadura, com excelentes condições de umidade no solo. O plantio do arroz também está concluído e vem sendo apontado como um dos melhores dos últimos anos em termos de condições climáticas e de implantação.
Com o avanço do ciclo das culturas, os mapas de taxa variável de Nitrogênio e Potássio em cobertura começam a ser aplicados nas áreas de manejo Drakkar, maximizando o uso dos insumos e potencializando a produtividade.
Os 45 dias que definem o potencial da lavoura
Os 45 dias iniciais do estabelecimento da lavoura são decisivos para alcançar altos tetos produtivos. A plantabilidade, distribuição uniforme e precisa das sementes no solo, garante uma emergência mais homogênea, aumentando o potencial de produtividade e evitando perdas causadas por falhas (ausência de plantas) ou duplas (plantas muito próximas entre si).
Produtores com plantadeiras equipadas com taxa variável de sementes têm uma vantagem adicional: além de ajustar a população de plantas conforme o potencial de cada ponto do solo mapeado, também se beneficiam da precisão e qualidade de deposição que essas máquinas oferecem.
Cautela financeira e inteligência na aplicação de insumos
Os desafios financeiros do agro permanecem evidentes: crédito restrito e juros elevados têm tornado os produtores mais seletivos na hora de investir.
Neste cenário, o mapeamento de solo tem se consolidado como uma das principais ferramentas de gestão, ajudando a direcionar melhor os recursos, comprando os fertilizantes corretos e apenas o necessário.
Alguns produtores, diante do custo dos insumos, optam por reduzir o volume total aplicado. Com o suporte das técnicas de Agricultura de Precisão (AP), conseguem reposicionar estrategicamente os fertilizantes, aplicando-os nas regiões de maior resposta agronômica, onde cada quilo aplicado gera maior retorno.
Equipe de Suporte Drakkar
Tecnologia, dados e eficiência a serviço do produtor.


