
Estamos nas estação das flores no Hemisfério Sul e com o nosso país de tamanho continental cada região agrícola está em determinado período de manejo.
No RS enfrentando um inverno relativamente chuvoso, com boa parte das lavouras de milho irrigado já estabelecidas com bom potencial, exceto algumas lavouras que sofreram com a chuvarada. O Trigo está no florescimento e Canola no enchimento de grãos. Há boatos que alguns produtores pensam estrategicamente de atrasar o plantio de soja em função das novas previsões de pouca chuva no Sul. As chuvas também estão atrapalhando muito o preparo de solo nas várzeas de arroz. Este ano a área de plantio de arroz será 5% menor, uma vez que o setor também sobre com uma queda brusca no preço, que inclusive, em determinados casos pode inviabilizar a cultura.
No Mato Grosso e Goiás estão na fase inicial de Plantio da safra de Soja 2026, otimistas com as previsões climáticas.
Já na Bahia o momento de manejo é distribuição de corretivos e fertilizantes, uma vez que o plantio de Soja ocorre mais tarde que o MT. As RJs também continuam assustando todos os “atores do Agro”, motivadas por preços das commodities baixo, custo elevado, taxas de juros nas alturas e alavancagens mal dimensionadas.
Apesar do tema doloroso, o assunto promove um profissionalismo do setor, revisão de políticas de riscos e busca tecnologias que aumentem a eficiência.