Creative Solutions for Agriculture

Atendimento 553286-1668

Acesse Lavoura Online
  • B8
  • B7
  • B6
  • B5
  • B4
  • B3
  • B2
  • B1
Agricultura de Precisão

Notícias

15/08/2017 - Com nova sede, Drakkar consolida-se no sudoeste goiano

A atuação da Drakkar na região de Rio Verde/GO ganhou ainda mais relevância nos últimos dias. Na presença de amigos, parceiros e clientes, a Drakkar inaugurou, no último sábado (12), sua nova sede na cidade de Rio Verde/GO. Desde fevereiro de 2013, a equipe da empresa já atendia clientes na região. Para o vice-presidente da Drakkar, Claudio Luiz Lemainski, a nova estrutura tem o objetivo de melhor atender os clientes do sudoeste goiano, sempre oferecendo as soluções mais adequadas em agricultura digital aos produtores.

Entre os principais serviços da Drakkar, estão o Projeto Tecnológico Drakkar e o e-FARM, um moderno sistema de gestão agrícola totalmente web. A empresa possui uma trajetória mais de 11 anos de experiência gerando tecnologias para o segmento do agronegócio por meio de um sistema eficiente de coleta do solo e análises, bem como pela geração de mapas de taxa variável de fertilizantes, calcário, nitrogênio e sementes. Possui ainda o Lavoura Online, um ambiente no qual o produtor acompanha diversos aspectos relativos ao solo e às melhorias do seu potencial produtivo.

Fale com nosso consultor local, engenheiro agrônomo Luís Fernando Grasel, pelos fones (64) 3050-1098 ou (64) 99987-3093, e conheça mais sobre nosso portfólio de serviços. A nova sede fica localizada na Avenida Pauzanes de Carvalho, Quadra 181, nº 148.

Drakkar: 11 anos gerando informações de valor aos clientes de todo o Brasil.

26/07/2017 - Cliente da Drakkar está entre os 5 que mais produzem no Brasil

Ontem à tarde, 25 de julho, em Marília/SP, ocorreu o encontro da Liga da Produtividade. Na oportunidade, o Comitê Estratégico Soja Brasil – CESB realizou a entrega dos certificados de participação do concurso piloto por meio do qual 40 produtores, que já colheram mais que 100 sc/ha nos 2,5 hectares do Desafio Nacional de Máxima Produtividade, puderam participar de um outro desafio que analisou a produtividade numa área de 25 hectares.

O consultor da Drakkar e engenheiro agrônomo Felipe Pesini esteve presente no evento, juntamente com o cliente Cristiano Van Ass da Van Ass Sementes do Rio Grande do Sul, recebendo o certificado de participação, o qual foi entregue para os 5 melhores produtores do Brasil.

Na foto, Luiz Antonio da Silva diretor do CESB, Cristiano Van Ass e Felipe Pesini.

Foto: Facebook do CESB

25/07/2017 - Drakkar inicia atividades no oeste do Mato Grosso e Rondônia

Agricultura digital por meio de mapas e sistema de gestão agrofinanceiro de precisão são serviços de destaque da empresa

A Drakkar Agricultura de Precisão, uma das principais empresas de agricultura digital do país, inicia suas atividades de consultoria na região oeste do Mato Grosso e em Rondônia. As principais cidades de referência da nova área atendida são Comodoro, Campos de Júlio, Sapezal, Brasnorte, Campo Novo do Parecis e Tangará da Serra no Mato Grosso e Vilhena, Cerejeiras e Chupinguaia em Rondônia. Essas áreas somam um total de 1,5 milhão de hectares, tendo o milho, a soja e o algodão como culturas de destaque.

Entre os principais serviços da Drakkar, estão o Projeto Tecnológico Drakkar e o e-FARM, um moderno sistema de gestão agrícola totalmente web. A empresa já contabiliza mais de 10 anos de experiência gerando tecnologias para o segmento da agronegócio por meio de um sistema eficiente de coleta do solo e análises, bem como pela geração de mapas de taxa variável de fertilizantes, calcário, nitrogênio e sementes. Possui ainda o Lavoura Online, um ambiente no qual o produtor acompanha diversos aspectos relativos ao solo e às melhorias do seu potencial produtivo.

O presidente da Drakkar, engenheiro agrônomo e doutor em Ciência do Solo, Alan acosta, acredita que, por meio de análises de trabalhos realizados no Rio Grande do Sul, Goiás, Bahia, Roraima e centro-sul do Mato Grosso, a Drakkar acumula enorme expertise em ajudar os produtores rurais a melhorarem seus rendimentos no campo. “Tendo em mãos informações estratégicas, nossos clientes tomam decisões rápidas e eficazes, promovendo ainda mais o potencial de lucro da fazenda”, comenta Acosta.

“A atuação nesta nova região demonstra o amadurecimento da empresa e a necessidade de atender à demanda de clientes, levando um trabalho de qualidade neste segmento comprometido na entrega de resultados, ou seja: mais produtividade com rentabilidade. Depois de já conhecermos muito sobre os patamares produtivos de produtores de diversos tamanhos e regiões, a Drakkar objetiva difundir ainda mais as tecnologias da agricultura digital. Essa é uma região que possui uma grande expectativa com relação a busca de maiores produtividades, pois possui grandes áreas e produtividades variadas. É justamente nesta lacuna que a Drakkar entra para ajudar os produtores”, salienta o vice-presidente da Drakkar e responsável pela abertura deste novo canal Claudio Luiz Lemainski.

 

26/05/2017 - Drakkar apresenta a Agricultura Digital a produtores na Bahia Farm Show

Há um bom tempo, muitos consultores do agronegócio tentam desvendar os SEGREDOS DAS ALTAS PRODUTIVIDADES, mas já se sabe que a fórmula para atingi-las vem por meio de investimentos em novas tecnologias, gestão de pessoas e dados transformados em resultados. Neste sentido, uma nova era se aproxima. A união da Agricultura de Precisão, da Internet das Coisas, e as Conectividades estão criando a Era da Agricultura Digital.

Entre os dias 30 de maio e 03 de junho, durante a Bahia Farm Show na cidade Luís Eduardo Magalhães/BA, a Drakkar estará apresentando os conceitos dessa nova etapa da Agricultura Moderna, puxada por projetos de Agricultura de Precisão bem consolidados, melhor uso das tecnologias já existentes no campo e uma nova geração de produtores afinados com os recursos online. “A visão como a Agricultura de Precisão é tratada dentro de um Projeto Tecnológico Drakkar, totalmente alinhado às demandas tecnológicas das fazendas, com recursos online de disponibilização de dados e informações, agora começa a fazer uma grande diferença no mercado”, salienta o engenheiro agrônomo, doutor em Ciência do Solo e presidente da Drakkar, Alan Acosta. O Departamento de P&D da empresa atualiza anualmente os fatores de calibração de mapas variáveis de calcário, de fertilizantes e agora de semente. “Contamos com mais de 20 agrônomos especializados em adaptar nossas tecnologias de forma harmônica à realidade de nossos clientes, além de nosso sistema de amostragem de solo, simples e de qualidade que permite criar mapas diferenciados e com resultados claros”, relata.
           
A Drakkar trabalha forte para oferecer novas ferramentas que possam melhorar a eficiência gerencial dos seus clientes. Neste sentido, destaca-se o e-FARM, sistema de Gestão Agrofinanceira de Precisão, único do mercado totalmente web (online) contendo mais de 50.000 produtos pré-cadastrados, mais de 1.500 fungicidas, mais de 2.000 inseticidas e quase 400 cultivares possíveis de lançar. Um sistema que controla tanto o setor financeira, com a área de manejo técnico, com relatórios e gráficos intuitivos, e uma plataforma amigável semelhante ao Facebook.

Para Acosta, “estar presente na Bahia Farm Show tem a função de poder mostrar, para aqueles que ainda não conhecem os benefícios dos serviços da empresa, como estes podem ser úteis em suas propriedades rurais. Além disso, manter o excelente relacionamento que temos com clientes e parceiros também é um dos objetivos da participação na Feira”. 

Visite o estande da Drakkar, no Pavilhão Coberto, em frente a Entrada Sul e entenda como sua lavoura pode ir além da produtividade atual com a implantação dos conceitos da Agricultura Digital. Antecipe-se nas decisões para a próxima safra!

Crédito Imagem: Drakkar

03/04/2017 - Agricultura Digital é promovida pela Drakkar na Tecnoshow Comigo 2017

A Drakkar, que atua em Goiás por meio de sede na cidade de Rio Verde, está presente na Tecnoshow Comigo 2017 promovendo as tecnologias ligadas à Agricultura Digital, apresentando os conceitos dessa nova etapa da Agricultura Moderna, puxada por projetos de Agricultura de Precisão bem consolidados, melhor uso das tecnologias já existentes no campo e uma nova geração de produtores afinados com os recursos online. “A visão diferenciada da Agricultura de Precisão dentro de um Projeto Tecnológico Drakkar, totalmente alinhado às demandas tecnológicas das fazendas, com recursos online de dados e informações, agora começa a fazer uma grande diferença no mercado”, salienta o engenheiro agrônomo, doutor em Ciência do Solo e presidente da Drakkar, Alan Acosta.

O Departamento de P&D da empresa atualiza, anualmente, os fatores de calibração de mapas variáveis de calcário, de fertilizantes e agora de semente. “Contamos com mais de 20 agrônomos especializados em adaptar nossas tecnologias de forma harmônica à realidade de nossos clientes, além de nosso sistema de amostragem de solo, simples e de qualidade que permite criar mapas diferenciados e com resultados claros”, relata.

A Drakkar trabalha constantemente para oferecer novas ferramentas que possam melhorar a eficiência gerencial dos seus clientes. Neste sentido, destaca-se o e-FARM, inovador sistema de Gestão Agrofinanceira de Precisão, único totalmente web (online) que tem mais de 50.000 produtos pré-cadastrados, mais de 1.500 fungicidas, mais de 2.000 inseticidas e quase 400 cultivares possíveis de lançar. Um sistema que controla tanto a parte financeira, com a parte de manejo técnico, com relatórios e gráficos intuitivos, e uma plataforma amigável.

É dentro dessa ideia que a Drakkar estará, até o dia 07 de abril, na TECNOSHOW COMIGO 2017, em Rio Verde/GO, levando algumas de suas inovações que já estão sendo utilizadas de Norte a Sul do Brasil. Visite o estande da Drakkar, localizado ao lado no Pavilhão 1 e concorra a dois vouchers de 100 hectares de Agricultura de Precisão no valor de R$ 7 mil cada.

 
28/03/2017 - Drakkar inaugura sede em Primavera do Leste/MT

Segundo dados do IBGE de janeiro deste ano, o estado do Mato Grosso lidera a produção de grãos com 25% do total produzido no país. Pensando na vasta demanda mato-grossense por tecnologias que aumentam a produção e otimizando os recursos, a Drakkar, líder em Agricultura de Precisão no Brasil começa, nesta semana, a atender a região de Primavera do Leste/MT.

A Drakkar inicia sua atuação na região oferecendo tecnologias ligadas à Agricultura Digital, apresentando os conceitos dessa nova etapa da Agricultura Moderna, puxada por projetos de Agricultura de Precisão bem consolidados, melhor uso das tecnologias já existentes no campo e uma nova geração de produtores afinados com os recursos online. “A visão diferenciada da Agricultura de Precisão dentro de um Projeto Tecnológico Drakkar, totalmente alinhado às demandas tecnológicas das fazendas, com recursos online de dados e informações, agora começa a fazer uma grande diferença no mercado”, salienta o engenheiro agrônomo, doutor em Ciência do Solo e presidente da Drakkar, Alan Acosta. 

O Departamento de P&D da empresa atualiza, anualmente, os fatores de calibração de mapas variáveis de calcário, de fertilizantes e agora de semente. “Contamos com mais de 20 agrônomos especializados em adaptar nossas tecnologias de forma harmônica à realidade de nossos clientes, além de nosso sistema de amostragem de solo, simples e de qualidade que permite criar mapas diferenciados e com resultados claros”, relata.

A Drakkar trabalha constantemente para oferecer novas ferramentas que possam melhorar a eficiência gerencial dos seus clientes. Neste sentido, destaca-se o e-FARM, inovador sistema de Gestão Agrofinanceira de Precisão, único totalmente web (online) que tem mais de 50.000 produtos pré-cadastrados, mais de 1.500 fungicidas, mais de 2.000 inseticidas e quase 400 cultivares possíveis de lançar. Um sistema que controla tanto a parte financeira, com a parte de manejo técnico, com relatórios e gráficos intuitivos, e uma plataforma amigável. 

É dentro dessa ideia que a Drakkar estará, de 28 a 31 de março, na FARM SHOW 2017, em Primavera do Leste, levando algumas de suas inovações que já estão sendo utilizadas de Norte a Sul do Brasil. Visite o estande da Drakkar, localizado ao lado da Tenda Central. Mais informações sobre a empresa podem ser obtidas em www.drakkar.com.br e www.efarm.agr.br. O endereço da Drakkar na cidade é Avenida Cuiabá, ao lado do Mercado Santo Antônio.

20/03/2017 - Drakkar leva conceito de Agricultura Digital para o Show Safra BR 163

As tecnologias da Agricultura Digital ajudam o produtor a produzir mais e também a melhor gerir suas propriedades. É dentro dessa ideia que a Drakkar está levando para o Show Safra BR 163 algumas de suas inovações que já estão sendo utilizadas de Norte a Sul do Brasil.

O debate sobre o aumento das produtividades agrícolas de soja no Brasil é recorrente. Antes baseado no aumento horizontal da produção com o ingresso de novas áreas, agora o momento é investir no aumento vertical da produtividade, buscando tetos de produção que passam dos 80 sacos/hectare. Há um bom tempo, muitos consultores tentam desvendar os SEGREDOS DAS ALTAS PRODUTIVIDADES, mas já se sabe que a fórmula para atingi-las vem por meio de investimentos em novas tecnologias, gestão de pessoas e dados transformados em resultados. Neste sentido, uma nova era se aproxima. A união da Agricultura de Precisão, da Internet das Coisas, e as Conectividades estão criando a Era da Agricultura Digital.

 

Entre os dias 21 e 24 de março, durante o Show Safra BR 163 em Lucas do Rio Verde/MT, a Drakkar estará apresentando os conceitos dessa nova etapa da Agricultura Moderna, puxada por projetos de Agricultura de Precisão bem consolidados, melhor uso das tecnologias já existentes no campo e uma nova geração de produtores afinados com os recursos online. “A visão como a Agricultura de Precisão é tratada dentro de um Projeto Tecnológico Drakkar, totalmente alinhado às demandas tecnológicas das fazendas, com recursos online de disponibilização de dados e informações, agora começa a fazer uma grande diferença no mercado”, salienta o engenheiro agrônomo, doutor em Ciência do Solo e presidente da Drakkar Alan Acosta. O Departamento de P&D da empresa atualiza anualmente os fatores de calibração de mapas variáveis de calcário, de fertilizantes e agora de semente. “Contamos com mais de 20 agrônomos especializados em adaptar nossas tecnologias de forma harmônica à realidade de nossos clientes, além de nosso sistema de amostragem de solo, simples e de qualidade que permite criar mapas diferenciados e com resultados claros”, relata.

          

A Drakkar trabalha constantemente para oferecer novas ferramentas que possam melhorar a eficiência gerencial dos seus clientes. Neste sentido, destaca-se o e-FARM, inovador sistema de Gestão Agrofinanceira de Precisão, único totalmente web (online) que tem mais de 50.000 produtos pré-cadastrados, mais de 1.500 fungicidas, mais de 2.000 inseticidas e quase 400 cultivares possíveis de lançar. Um sistema que controla tanto a parte financeira, com a parte de manejo técnico, com relatórios e gráficos intuitivos, e uma plataforma amigável semelhante ao Facebook.

 

Taxa Variável de Semente: outra inovação drakkariana

De acordo com Alan Acosta, presidente da Drakkar, “em 2015, a equipe de P&D da Drakkar criou e testou o primeiro Mapa Diagnóstico de Recomendação de Semente, que mede o potencial produtivo dos talhões e sugere uma pré-recomendação de variação, que deve ser ajustada de acordo com a cultivar, época e condições de umidade de plantio”.

Os primeiros estudos desta tecnologia em áreas comerciais apresentaram ganhos de 2 a 10 sacos de soja de forma direta, isso que ainda está sendo aferido o sistema de recomendação. Atualmente, a Drakkar está conduzindo diversos ensaios pioneiros no Rio Grande do Sul e Mato Grosso em parceria com produtores: “Neste trabalho, além de desenvolvermos algoritmos para a distribuição de sementes, realizamos uma contagem de plantas posterior ao plantio, e mapeamos com precisão a colheita. Com os resultados de correlação, já estamos extremamente empolgados com as informações que esse projeto está nos trazendo. Não há dúvida de que a taxa variável de semente será uma das principais ferramentas da Agricultura de Precisão nos próximos anos”, esclarece Acosta.

A Drakkar é uma das principais empresas de Agricultura de Precisão do Brasil e está presente nos estados do RS, MT, GO, BA e RR.

 
16/03/2017 - Drakkar participa da 2ª Noite de Campo Imacol em Santo Augusto/RS

A Drakkar participou da 2ª edição da Noite da Campo Imacol, no dia 14 de março, em Santo Augusto/RS. Na oportunidade, a equipe da Drakkar levou informações sobre o Projeto Integrare Syngenta e resultados obtidos em fazendas da região. Com a participação de mais de 200 clientes, o evento foi um sucesso. Parabéns à equipe Imacol pela realização do evento!

A Drakkar atua em 5 estados brasileiros: RS, GO, MT, BA e RR. Informe-se sobre o Projeto Tecnológico Drakkar e sobre o e-FARM: Gestão Agrofinanceira de Precisão para propriedades rurais.

Oferecemos:

  •  Taxa Variável de Cálcario
  •  Taxa Variável de Fertilizantes
  •  Taxa Variável de Nitrogênio
  •  Taxa Variável de Sementes

 

    

      

 

     

09/03/2017 - Taxa variável de semente e gestão agrofinanceira são destaques na Expodireto 2017

As tecnologias da Agricultura Digital ajudam o produtor a produzir mais e também a melhor gerir suas propriedades. É dentro dessa ideia que a Drakkar está levando para a Expodireto Cotrijal 2017 algumas de suas inovações que já estão sendo utilizadas de Norte a Sul do Brasil:

 

Taxa Variável de Semente


De acordo com Alan Acosta, presidente da Drakkar, “em 2015, a equipe de P&D da Drakkar criou e testou o primeiro Mapa Diagnóstico de Recomendação de Semente, que mede o potencial produtivo dos talhões e sugere uma pré-recomendação de variação, que deve ser ajustada de acordo com a cultivar, época e condições de umidade de plantio”. 


Os primeiros estudos desta tecnologia em áreas comerciais apresentaram ganhos de 2 a 10 sacos de soja de forma direta, isso que ainda está sendo aferido o sistema de recomendação. Atualmente, a Drakkar está conduzindo diversos ensaios pioneiros no Rio Grande do Sul e Mato Grosso em parceria com produtores: “Neste trabalho, além de desenvolvermos algoritmos para a distribuição de sementes, realizamos uma contagem de plantas posterior ao plantio, e mapeamos com precisão a colheita. Com os resultados de correlação, já estamos extremamente empolgados com as informações que esse projeto está nos trazendo. Não há dúvida de que a taxa variável de semente será uma das principais ferramentas da Agricultura de Precisão nos próximos anos”, esclarece Acosta.

 

e-FARM: Primeiro Sistema Agrofinanceiro de Precisão


O e-Farm integra o plano de manejo agronômico com a contabilidade financeira da propriedade rural. Porém, diferentemente de outros sistemas de gestão, não parte do controle de entrada e saídas financeiras (formação do estoque), e sim de um PLANO DE MANEJO ONLINE que controla os produtos que são utilizados. É uma diferença sutil, mas que faz toda a diferença, pois o sistema ajuda na organização dos processos da propriedade primeiramente.

Totalmente configurável a realidade de cada propriedade, conta com uma base de MAIS DE 50 MIL PRODUTOS JÁ PRÉ-CADASTRADOS (cultivares, híbridos, fertilizantes e defensivos químicos - todos com suas marcas e recomendações técnicas). Além disso, o sistema traz FACILIDADES na execução dos lançamentos e visualização de relatórios, permitindo o ACESSO de seus usuários de QUALQUER LUGAR e a QUALQUER MOMENTO, pois é totalmente online.

A Drakkar é uma das principais empresas de Agricultura de Precisão do Brasil e está presente nos estados do RS, MT, GO, BA e RR. Está no Pavilhão 1 da Expodireto Cotrijal 2017.

03/03/2017 - Drakkar fomenta o conceito de Agricultura Digital na Expodireto Cotrijal 2017

O debate sobre o aumento das produtividades agrícolas de soja no Brasil é recorrente. Antes baseado no aumento horizontal da produção com o ingresso de novas áreas, agora o momento é investir no aumento vertical da produtividade, buscando tetos de produção que passam dos 80 sacos/hectare. Há um bom tempo, muitos consultores tentam desvendar os SEGREDOS DAS ALTAS PRODUTIVIDADES, mas já se sabe que a fórmula para atingi-las vem por meio de investimentos em novas tecnologias, gestão de pessoas e dados transformados em resultados. Neste sentido, uma nova era se aproxima. A união da Agricultura de Precisão, da Internet das Coisas, e as Conectividades estão criando a Era da Agricultura Digital.

Entre os dias 06 e 10 de março, durante a Expodireto Cotrijal na cidade gaúcha de Não-Me-Toque, a Drakkar estará apresentando os conceitos dessa nova etapa da Agricultura Moderna, puxada por projetos de Agricultura de Precisão bem consolidados, melhor uso das tecnologias já existentes no campo e uma nova geração de produtores afinados com os recursos online. “A visão como a Agricultura de Precisão é tratada dentro de um Projeto Tecnológico Drakkar, totalmente alinhado às demandas tecnológicas das fazendas, com recursos online de disponibilização de dados e informações, agora começa a fazer uma grande diferença no mercado”, salienta o engenheiro agrônomo e doutor em Ciência do Solo Alan Acosta, presidente da Drakkar. O Departamento de P&D da empresa atualiza anualmente os fatores de calibração de mapas variáveis de calcário, de fertilizantes e agora de semente. “Contamos com mais de 20 agrônomos especializados em adaptar nossas tecnologias de forma harmônica à realidade de nossos clientes, além de nosso sistema de amostragem de solo, simples e de qualidade que permite criar mapas diferenciados e com resultados claros”, relata.

                A Drakkar trabalha forte para oferecer novas ferramentas que possam melhorar a eficiência gerencial dos seus clientes. Neste sentido, destaca-se o e-FARM, sistema de Gestão Agrofinanceira de Precisão, único totalmente web (online) que tem mais de 50.000 produtos pré-cadastrados, mais de 1.500 fungicidas, mais de 2.000 inseticidas e quase 400 cultivares possíveis de lançar. Um sistema que controla tanto a parte financeira, com a parte de manejo técnico, com relatórios e gráficos intuitivos, e uma plataforma amigável semelhante ao Facebook.

Para Acosta, “estar presente mais uma vez na Expodireto tem a função de poder mostrar, para aqueles que ainda não conhecem os benefícios dos serviços da empresa, como estes podem ser úteis em suas propriedades rurais. Além disso, manter o excelente relacionamento que temos com clientes e parceiros também é um dos objetivos da participação na Feira”.

Visite o estande da Drakkar, no Pavilhão 1 da Expodireto Cotrijal e entenda como sua lavoura pode ir além da produtividade atual com a implantação dos conceitos da Agricultura Digital. Antecipe-se nas decisões para a próxima safra!

 

15/02/2017 - Drakkar integra programação do Estação Conhecimento Syngenta

Na semana de 20 a 25 de fevereiro acontecem mais duas edições da Estação Conhecimento Syngenta nas cidades de Santa Maria/RS e Passo Fundo/RS. Na oportunidade, a equipe da Drakkar estará apresentando o projeto Integrare, uma parceria entre a empresa e a multinacional Syngenta.

O projeto Integrare visa ser referência em produtividade integrando soluções e tecnologias nas propriedades rurais por meio do acesso à informação e conhecimento para transformar vidas no campo. Por meio dele, produtores de norte a sul do Brasil estão recebendo capacitação para colocar em prática as tecnologias disponíveis e aumentar as suas produtividades. A Drakkar é a responsável por difundir conhecimento acerca das tecnologias existentes hoje no mercado para o preparo do solo, as quais estão integradas à agricultura de precisão e à agricultura digital. 


Os clientes da Drakkar estão convidados a participarem da programação abaixo:

• Santa Maria – Dia 23 de fevereiro, às 13h – Local: Agrum Tecnologias Integradas, BR 287.
• Passo Fundo – Dia 25 de fevereiro, às 8h – Local: Estação de Pesquisa da UPF.

Mais informações podem ser obtidas pelo fone (55) 99641.1137 com Olavo Gabriel Santi.

 

Imagem: Syngenta

02/02/2017 - Jornal Agricultura de Precisão em foco - 9ª Edição
Ver em PDF
12/01/2017 - Drakkar promove troca de experiências entre Van Ass Sementes/RS e Grato Agropecuária/BA.
Entre o Natal e o Final de Ano, o time da Drakkar, acompanhado pelo seu Presidente Eng. Agr. Alan Acosta, acompanhou a VISITA TÉCNICA da equipe da AGROPECUÁRIA GRATO, localizada na Bahia, formada pelo Gerente Operacional (Marcos), Gerente Financeiro (Vagner), Consultor Estratégico (Paulo Frasson) e um dos sócios do Projeto (Marcus Grazziotin) a SEMENTES VAN ASS de Panambi/RS. "Passamos o dia 28 de dezembro em companhia do Eng. Agr. Cristiano Van Ass, um dos proprietários e coordenador de Campo da Granja Limburgia. Na oportunidade ambos os times tiveram a oportunidade de trocar experiências sobre diversos assuntos estratégicos, seja de manejo agronômico, seja sobre investimentos e retornos", salientou Alan Acosta.
 
Sem dúvidas, ações dessa natureza contribuem para a melhoria de processos de ambas empresas agrícolas. A Drakkar orgulha-se de poder ajudar nesta troca de experiências e valoriza ações dessa natureza entre seus clientes. "À Sementes Van Ass fica nosso agradecimento pela gentileza no atendimento e o convite de uma futura visita ao Projeto de Irrigação da Agropecuária Grato, no Oeste da Bahia", finalizou Acosta.
27/12/2016 - DRAKKAR realiza mais uma DRAKKAR WEEK com Sucesso!

Entre os dias 13 e 17 de dezembro, a Drakkar realizou com sucesso mais uma DRAKKAR WEEK, semana dedicada aos Drakkarianos 2016, com atividades focadas no fortalecimento das relações humanas, conhecimento e integração da equipe. Este evento antecede as festas de final de ano e celebra os desafios e as conquistas do ano, bem como projeta os desafios do ano seguinte.

 

Trata-se de um momento muito especial onde focamos o bem-estar e valorização de nossa equipe, envolvendo em reuniões de fechamento e planejamento, apresentação de resultados, treinamentos, palestras comportamentais, entrega de prêmios e homenagens, atividades recreativas e almoços festivos.

 

O ano de 2016 foi muito especial para a Drakkar, pois comemoramos 10 anos de fundação, com quase 16 mil curtidas no Facebook e mais de 10 milhões de reais de faturamento. O mais importante também é nossa taxa de renovação de contratos com clientes, superior a 90%, semelhante a nossa taxa de retenção de talentos. Hoje, o grupo conta mais de 60 pessoas nas equipes administrativa, operacional, banco de dados, comercial, P&D, diretoria e conselho consultivo.

 

A Drakkar vem, a cada ano, consolidando-se como uma empresa diferenciada, focada em resultados e em agregar valor aos seus clientes, buscando primeiro compreender as necessidades do campo, antes de propor soluções. Atendemos mais de 600 clientes em mais de 4 estados do Brasil. Temos mais de 1 milhão de hectares mapeados e monitorados. Carregamos uma grande esperança dos clientes que a Agricultura de Precisão se transforme na principal ferramenta técnica nos próximos 10 anos. É uma grande responsabilidade que assumimos com CORAÇÃO, INTEGRIDADE e OUSADIA, valores que ajudaram a construir a Drakkar neste últimos 10 anos, e que foram recentemente eternizados em nossa bandeira, em nossos anéis de sociedade, nos crachás que os Drakkarianos carregarão a partir de 2017.

 

Durante a Drakkar Week renovamos nossos votos de união e empenho, onde temos uma nova visão, mas com o mesmo propósito: queremos um Agronegócio mais tecnológico, mas também mais humano, mais preparado e, consequentemente, mais eficiente. Assim, investiremos fortemente em Governança na Drakkar e também em nossos clientes. Aguardem… em breve teremos novidades que trarão ainda mais resultados e bem-estar aos nossos clientes.

 

Desejamos Prósperas Safras em 2017. Estaremos #juntos #mais uma vez…

 

Alan Acosta

Presidente - Drakkar

 
09/12/2016 - Drakkar participa do Fórum Mega Agro 2016

Nesta última segunda-feira, a equipe da Drakkar esteve presente no Fórum Mega Agro na cidade de São Paulo. O evento está em sua 3ª edição, sendo o único da agricultura brasileira a reunir os grandes especialista do setor e os 100 maiores produtores do país para debater as questões mais importantes do dia a dia desses profissionais. Destacamos palestras sobre Clima, Economia, Gestão e Tecnologias. 

 

   

 


A Drakkar marcou sua presença com um belo stand para mostrar seu trabalho e realizou o sorteio de três Vouchers do Projeto Tecnológico Drakkar. Veja os agraciados:

  • Aurélio Pavinato, Presidente do Grupo SLC, Porto Alegre/RS.
  • Roberto Piovesan Rigon,  Maior produtor individual de Trigo do Brasil, Seberi/RS.
  • Eliovaldo Souza e Vinicius Masutti, Grupo Masutti, Vilhena/RO.

 

   

03/12/2016 - Equipe da The Climate Corporation, da Monsanto, recebe treinamento da Drakkar

Na última quarta-feira (30/12), em Sorriso/MT, a equipe comercial da The Climate Corporation, empresa de gestão de dados agrícolas da Monsanto, participou de um treinamento de fundamentação e calibração de máquinas de colheita John Deere e Case ministrado pela equipe da Drakkar.


O treinamento dividiu-se em uma parte teórica e outra prática, por meio das quais a equipe da Climate pode conhecer e tirar dúvidas sobre o funcionamento de monitores e sensores. O desafio da Climate cresce a cada ano e, hoje, já conta com o monitoramento de plantio e colheita de mais de 500 mil hectares no Brasil.


A DRAKKAR completa 10 anos de atuação no RS, GO, BA, MT e RR. Atualmente, é uma das maiores e melhores empresas de consultoria nesta área no Brasil, com expertise na coleta de amostras de solo, na geração de mapas de fertilidade, de colheita e de aplicação a taxa variável, com recomendações técnicas adaptadas à realidade de cada região e cliente.


O treinamento prático ocorreu nas Fazenda Estrela de Fogo e Fazenda Vitória, de propriedade do Sr. Luis Carlos Nardi e do Sr. Sérgio Esteves, produtores de alto nível tecnológico e entusiastas de inovações, aos quais ficamos agradecidos pela gentileza de nos ceder as máquinas.

 

 

Vejam as fotos do treinamento:

 
 

 

02/12/2016 - InfoMoney divulga 5 dicas simples para evitar a inadimplência no agronegócio

Para auxiliar o setor a se estruturar melhor e expandir com mais segurança nesse momento desafiador, a área de Produtores Rurais do Itaú BBA elaborou uma lista com cinco dicas simples que foram divulgadas em matéria no Portal de Notícias InfoMoney. Abaixo, as medidas elaboradas pela instituição financeira para manter o negócio agrícola dentro de uma zona de segurança e que devem oferecer resistência diante de interpéries:


1) Faça um planejamento financeiro e gerencie o fluxo de caixa;
2) Expanda seu negócio na proporção em que acumula capital;
3) Cautela com o endividamento;
4) Controle os compromissos a vencer;
5) Tenha sempre reservas para interpéries.


O e-Farm, sistema de gestão agrofinanceira desenvolvido pela Drakkar, oferece ferramentas para que os produtores rurais realizarem estes 5 itens com precisão. Diferentemente de outros softwares de gestão agrícola, o e-Farm não parte do controle de entrada e saídas financeiras, e sim de um plano de manejo do que será adquirido e utilizado (planejamento agronômico). “É uma diferença sutil, mas que faz toda a diferença, pois o sistema ajuda na organização da propriedade primeiramente, sendo totalmente configurável a realidade de cada propriedade, onde contamos com uma base de mais de 50.000 produtos já cadastrados (cultivares, híbridos, fertilizantes e defensivos químicos - todos com suas marcas e recomendações técnicas)”, finaliza o engenheiro agrônomo e CEO da Drakkar Alan Acosta. Saiba mais sobre o e-Farm visitando o site www.efarm.agr.br .


Confira a matéria completa em http://www.infomoney.com.br/mercados/agro/noticia/5880716/itau-bba-elabora-dicas-simples-para-evitar-inadimplencia-agronegocio

 

25/11/2016 - CEO da Drakkar palestra no AGTECH Fórum

O AGTECH Fórum é o primeiro evento desenhado para promover o debate considerando todos os players da cadeia de valor do Agronegócio, e tem como tema os “Desafios e Anseios na utilização de Novas Tecnologias no Campo para impulsionar produtividade e performance”. O evento, que aconteceu ontem, dia 24 de novembro, no Maksoud Plaza Hotel, em São Paulo/SP, destina-se a levar informações de ponta para os grandes, médios e pequenos produtores, cooperativas agro, distribuidores/revendas, multinacionais de insumos, tradings, bancos, startups, investidores e serviços e ferramentas inovadoras.

Dentre as apresentações realizadas ao longo do evento, o público pode conferir a palestra “e-FARM: Agricultura de Precisão Agrofinanceira”, ministrada pelo CEO da Drakkar, Engenheiro Agrônomo, Dr. Alan Acosta (fotos abaixo).

Entre os pontos abordados por Acosta estão a importância do controle agrofinanceiro para tomada de decisão e como os princípios da Agricultura de Precisão podem ajudar. Foram mostrado dados do primeiro “big data” do e-Farm, Sistema Agrofinanceiro de Precisão desenvolvido pela Drakkar que está ajudando vários produtores a terem sua finanças na palma da mão e ainda realizar um controle de processos rigoroso, tudo isso com ajuda da Agricultura Digital, a nova Onda do Agro.

 

 

 

 

 

 

22/11/2016 - Drakkar participa do Summit Agronegócio Brasil 2016

Aconteceu, ontem (21), o Summit Agronegócio Brasil 2016 em São Paulo capital. O evento foi uma realização do Grupo Estadão e contou com cerca de 200 pessoas. O CEO da Drakkar, Eng. Agr., Dr. Alan Acosta esteve presente para conferir as novidades do mundo do agronegócio. Os quatro painéis principais trouxeram os temas: O Brasil exportador de StartupsAs finanças do CampoBig data e Inteligência Artificial: Como a agricultura digital está transformando as fazendas; e Por uma nova imagem para o Agro.

Para Acosta, o evento discutiu temáticas muito relevantes para o futuro da agricultura moderna. “Os assuntos abordados vão ao encontro do que a Drakkar entende que seja o mais importante para os produtores rurais nos próximos anos. Sabemos que a tecnologia, a inovação e a gestão agrofinanceira devem caminhar juntas. Por isso, oferecemos o que há de mais atualizado em Agricultura de Precisão e sistema de gestão para fazendas. A evolução apresentada no Summit anda de mãos dadas com a da Drakkar”, ressaltou.

Os palestrantes, como Geraldo Alckmin, governador do Estado de São Paulo, Thyrso Meirelles, vice presidente da Faesp,e Ulisses Melo, diretor do Laboratório de pesquisa da IBM Brasil, destacaram alguns pontos como Big Data, Agricultura Digital, Startups,  Gestão Integrada da propriedade, Falou de finanças e Gestão Integrada.

14/11/2016 - Ações em prol da Agricultura de Precisão são discutidas em Campinas/SP

No dia 8 de novembro, no Laboratório Nacional Agropecuário em Campinas, o CEO da Drakkar, Eng. Agr. Dr. Alan Acosta, participou da 12ª Reunião da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP), comissão organizada pelo Ministério da Agricultura que busca fomentar políticas públicas e privadas em prol do crescimento da Agricultura de Precisão no Brasil.

Na oportunidade, houve a discussão sobre a realização de eventos que falem e promovam a Agricultura de Precisão Digital no Brasil e sobre a atualização da Agenda Estratégica do Setor, priorizando ações de curto prazo para  2017.

Acosta, que é um dos representantes da ABPSAP (Associação Brasileira dos Prestadores de Serviço em Agricultura de Precisão), comenta que foi discutido sobre o Projeto de Lei do Senado nº 330 que regula a proteção, o tratamento e o uso de dados das pessoas naturais e jurídicas de direito público ou privado. “Além disso, também foram planejadas algumas ações para a realização do Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão - ConBAP, agora assumido pela AsBraAP (Associação Brasileira de Agricultura de Precisão), que inicia suas atividades em 2017”, ressalta o CEO da Drakkar.

 A Drakkar é uma empresa que se preocupa, há 10 anos, com a evolução constante das tecnologias para o campo. Ao longo de sua história, desenvolveu soluções criativas para aumentar a produtividade dos produtores rurais. Atualmente, está presente no Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia e Roraima e busca incentivar e participar de diversos eventos ligados ao setor do agronegócio.

27/10/2016 - Agricultura de Precisão em tempos de estiagem traz benefícios aos produtores

Aos olhos de quem não vivencia, falar dos benefícios da Agricultura de Precisão (AP) pode parecer algo exagerado. A comprovação vem do relato dos produtores rurais e consultores da área. Em culturas como a SOJA, por exemplo, o aumento de rendimento pode chegar a 15%. No ARROZ, além de proporcionar a redução do acamamento em função da aplicação de nitrogênio à taxa variável, o aumento na produtividade pode ser de até 18%. No MILHO, esse aumento pode ser maior do que 12%. E com o uso da taxa variável de SEMENTE, o produtor pode ter um ganho de 20% no rendimento da lavoura. 

Esses são dados constatados pela Drakkar, que está no mercado há 10 anos realizando pesquisas e inovações voltadas para a Agricultura de Precisão, com atuação em cinco estados do Brasil (RS, GO, RR, MT e BA). Para o produtor rural de Santiago/RS e cliente Drakkar, Paulo Roberto Nicola, já no primeiro ano, a AP mostrava visualmente seus benefícios na uniformidade na qualidade da lavoura. “Tanto nas declividades acentuadas como em áreas mais planas era imperceptível qualquer diferença de produção. Outro grande benefício ocorreu em nossas pastagens que são integradas às lavouras, que além de acelerar a engorda nos propicia uma cobertura mais volumosa. Esse benefício foi observado na safra de 2012, quando a seca foi intensa e a palhada permitiu uma maior retenção de umidade no solo. Nossa média de produção foi bem superior a outras lavouras da região. Na média, em sete anos de AP obtivemos um acréscimo de 34% na produção e 15% na lucratividade. Houve um ganho que, inicialmente, não previmos, além da lucratividade, e nos resultou em uma terra altamente estruturada e mais valorizada”, salienta o produtor de soja gaúcho.

Em épocas de estiagem, a AP pode contribuir para que a produção não seja tão prejudicada, pois o solo que possui a fertilidade equilibrada permite que as plantas resistam mais às variações climáticas, sejam elas de umidade ou de temperatura. “Ao mesmo tempo, as plantas melhoram sua performance fitossanitária. As melhorias na fertilidade e no equilíbrio nutricional proporcionam ao longo do tempo uma maior estabilidade da produtividade”, relata o engenheiro agrônomo e vice-presidente da Drakkar Claudio Luiz Lemainski. 

De acordo o produtor Marco Aurelio Botolli, da cidade de Correntina/BA, que investe há 10 anos em AP nas lavouras de soja e milho, “logo no primeiro ano já tivemos resultados excelentes no aumento da produtividade. Sendo constatado, no mínimo, 30% de aumento de produtividade. Percebe-se uma grande vantagem do uso da AP quando há muitos dias sem chuva. Mesmo a soja com 30 dias sem chuva, obtivemos uma produtividade média de 60 sc/ha. No milho, mesmo com 12 dias sem chuva, obtivemos uma média de 185 sc/ha na safra 2015/2016”.

AP e Gestão Estratégica da Informação

Juntamente do investimento em Agricultura de Precisão, é importante que o produtor cuide dos hectares mais preciosos de sua propriedade: O ESCRITÓRIO. É nele que são tomadas as decisões mais importante do negócio, onde o produtor gere estrategicamente as tomadas de decisão. Para alavancar ainda mais a lucratividade dos produtores, a Drakkar lançou em 2015 o e-FARM, um sistema web que realiza a gestão agrofinanceira de precisão da propriedade.

Diferentemente de outros softwares de gestão agrícola, o e-FARM não parte do controle de entrada e saídas financeiras, e sim de um plano de manejo do que será adquirido e utilizado (planejamento agronômico). “É uma diferença sutil, mas que faz toda a diferença, pois o sistema ajuda na organização da propriedade primeiramente, sendo totalmente configurável à realidade de cada propriedade, onde contamos com uma base de mais de 50.000 produtos já cadastrados (cultivares, híbridos, fertilizantes e defensivos químicos - todos com suas marcas e recomendações técnicas)”, comenta o engenheiro agrônomo e presidente da Drakkar Alan Acosta.

Segundo o produtor Paulo Cesar Basso, da cidade de Jóia/RS, após o investimento em Agricultura de Precisão nas lavouras de soja, milho e trigo, o aumento de rendimento tem sido de 4 a 8%.  “Agora estamos investindo no e-FARM a fim de otimizarmos o planejamento, saber custos e possibilitar decisões a longo prazo”, afirmou Basso. 

Mais informações sobre os serviços Drakkar podem ser obtidas através do site www.drakkar.com.br ou www.efarm.agr.br .

19/10/2016 - A origem do nome DRAKKAR Agricultura de Precisão

Muitas foram as vezes que nos questionaram sobre a origem do nome DRAKKAR

O que significa esse nome? Então, decidimos elaborar esse texto para contar essa história. Afinal, conhecimento nunca é demais, não é mesmo?!

O nome inspirador DRAKKAR surgiu com a finalidade de representar as intenções da empresa de forma simples e criativa, já que essa palavra de denominação francesa, oriunda do latim, representa uma INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, a qual revolucionou a Europa há mais de mil anos. Refere-se às embarcações Vikings, destinadas à guerra e ENFEITADAS COM CABEÇAS DE DRAGÕES em suas proas. Os Vikings eram habilidosos navegadores, mais ousados no oceano do que os anglo-saxões ou os francos. Foi graças aos “Drakkares” que os Vikings conseguiram colonizar grande parte das Ilhas Britânicas, acometer a Europa e descobrir a Islândia, a Groenlândia e, talvez, a América.

Por que foi escolhido esse nome? Um dos sócios da empresa, durante seus estudos na Dinamarca, trouxe a ideia de uma visita que fez aos Fiordes de Roskilde, uma baía onde foram encontrados vários navios Vikings.

“Nossa intenção era se diferenciar e criar uma empresa com um nome forte e criativo”, ressalta o presidente da Drakkar, doutor em Ciência do Solo Alan Acosta.  

Veja abaixo os primeiros traços da criação da marca desde 2006:

 

   

   

 

 

 

Crédito da foto: Facebook.com/DrakenHaraldHårfagre

 

18/10/2016 - Saiba porque a soja vai perder área para o milho no RS

O Canal Rural produziu uma reportagem enfatizando que a supervalorização do milho nos mercados interno e externo fez a rentabilidade aumentar sobre a soja e despertou o interesse dos produtores gaúchos. Também enfatizou o plantio mais antecipado em função dos possíveis prejuízos com o fenômeno La Niña.


A Drakkar tem atuado há 10 anos no mapeamento de fertilidade do solo em lavouras de soja, arroz, milho e outras culturas no Rio Grande do Sul. Saiba mais sobre esse serviço entrando em contato conosco e produza mais em sua área!


Leia a matéria completa clicando aqui.

 

11/10/2016 - Com correção do solo, a produtividade agrícola poderia aumentar em 60%

De acordo com a matéria publicada no portal InfoMoney, a falta de programas que estimulem a correção do solo tem impactado diretamente na renda dos agricultores, além de contribuir para a inibição da produtividade da área.

Alberto Raabe, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Calcário (ABRACAL), ainda afirma que inibir este processo de produção acaba por bloquear o desenvolvimento da riqueza do país. “Estamos falando da rentabilidade do agricultor, mas também de mais oferta para o consumidor nacional e para exportação. (...) O solo corrigido com calcário potencializa a eficiência dos fertilizantes, por exemplo, gerando economia aos produtores”, acrescenta.

A Drakkar tem investido há 10 anos na promoção de inovações tecnológicas para o campo. Entre elas, destacam-se o Projeto Tecnológico de Precisão Drakkar e o e-FARM. Informe-se!

Para saber mais, acesse a matéria completa em http://www.infomoney.com.br/mercados/agro/noticia/5594924/setor-calcario-reivindica-politica-incentivo-correcao-solo 

05/10/2016 - Agricultura de Precisão para pequenos e grandes produtores no Sul do Brasil será debatida no ConBAP

No terceiro e último dia de Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão (ConBAP), que está ocorrendo desde terça-feira em Goiânia, o CEO da Drakkar, engenheiro agrônomo e doutor em Ciência do Solo, Alan Acosta, participará do painel “Os desafios da AP no Brasil e o uso de tecnologias de sensoriamentos” enfocando a temática “AP para pequenos e grandes produtores no Sul do Brasil”. Esta programação acontece no dia 06/10, quinta-feira, às 10h, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiânia. 


Entre os tópicos da participação de Acosta, estão:
- Os fatos históricos que impulsionaram a AP no Sul do Brasil;
- Resultados e avanços da AP nos últimos 15 anos; 
- Os novos desafios do Setor que  mais cresce na Agricultura; 


O ConBAP um evento bianual que reúne estudiosos, pesquisadores, extensionistas, fornecedores e usuários das diferentes técnicas envolvidas no amplo leque da Agricultura de Precisão (AP). A realização do evento é da Associação Brasileira de Agricultura de Precisão (AsBrasAP) com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Veja mais em: www.conbap.com.br

 

30/09/2016 - Taxa Variável de Semente: uma nova tecnologia a serviço da Agricultura de Precisão

Um dos fundamentos da Agricultura de Precisão (AP) é o conhecimento da variabilidade espacial da capacidade produtiva do solo, a qual permite ajustar a população de sementes à oferta específica de ambientes homogêneos no talhão, incrementando a produtividade da cultura e o retorno econômico da lavoura.

Aplicações de fertilizantes e corretivos à taxa variável são comumente utilizadas pelos usuários de AP sendo observadas lavouras visualmente mais homogêneas e com produtividades superiores ao manejo tradicional. Este fato foi um dos principais responsáveis pela grande aceitação da nova tecnologia junto aos agricultores brasileiros e seus assistentes técnicos.

Entretanto, a variabilidade espacial da produtividade acentua-se em anos com instabilidade climática, resultado atribuído à amplificação das variações de oferta ambiental no talhão. Assim, um estresse hídrico não é percebido pelas plantas na mesma intensidade em todo o talhão, tendo efeito mínimo em alguns ambientes e efeito acentuado em outros. Desse modo, na impossibilidade de eliminar a variabilidade espacial da lavoura, pode-se alternativamente buscar uma população de plantas que proporcione produtividade ótima para cada região dentro de um talhão.

De acordo com Alan Acosta, Engenheiro Agrônomo e Doutor em Ciência do Solo e atual CEO da Drakkar, que pesquisa taxa variável de semente há 4 anos, “o ano de 2015 foi especial para a equipe de P&D da Drakkar, pois criamos e testamos o primeiro Mapa Diagnóstico de Recomendação de Semente, que mede o potencial produtivo dos talhões e sugere uma pré-recomendação de variação, que deve ser ajustada de acordo com a cultivar, época e condições de umidade de plantio”.

Ainda, segundo ele, os primeiros estudos desta tecnologia em áreas comerciais apresentaram ganhos de 5 a 10% de produtividade, isso que ainda estamos aferindo sistema de recomendação. Atualmente, a Drakkar está conduzindo diversos ensaios pioneiros no Rio Grande do Sul e Mato Grosso em parceria com  produtores: “Neste trabalho, além de desenvolvermos algoritmos para a distribuição de sementes, realizamos uma contagem de plantas posterior ao plantio, e  mapeamos com precisão a colheita. Com os resultados de correlação, já estamos extremamente empolgados com as informações que esse projeto está nos trazendo. Não há dúvida de que a taxa variável de semente será uma das principais ferramentas da Agricultura de Precisão nos próximos anos”.

No Brasil, o conceito é relativamente novo e precisa ser discutido e assimilado por produtores e assistentes técnicos. Saiba mais sobre esta tecnologia acessando www.drakkar.com.br .

26/09/2016 - Adubar sim, mas com inteligência e estratégia

Para muitos agricultores, nas principais regiões produtoras de grãos do país, o investimento contínuo em adubação a cada safra é sinônimo de altas produtividades. A prática também é responsável por altos custos, já que corretivos e adubos representam 30% ou mais dos gastos em sistemas de produção que envolvem as culturas de soja e milho. A boa notícia é que pesquisadores da Embrapa e de outras instituições de pesquisa comprovaram, em experimentos conduzidos em áreas de produção comercial de grãos, que em muitas situações é possível reduzir ou até mesmo deixar de adubar por algumas safras, sem perdas significativas de produtividade.

“Em solos de fertilidade construída, situação típica da agricultura de alta produtividade na região de Cerrado, é comum que os agricultores continuem adubando com quantidades fixas de nitrogênio, fósforo e potássio por temerem possíveis reduções de produtividade. Esse procedimento pode ser equivocado e levar a perda de competitividade do agricultor”, revela o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) Álvaro Vilela de Resende, membro da equipe do projeto “Eficiência do uso de fertilizantes e validação de novas tecnologias”, que envolveu diversas Unidades de pesquisa da Embrapa, instituições externas e produtores rurais.

Solo de fertilidade construída é o nome que se dá ao status adquirido em sistemas de produção, principalmente no Cerrado, após investimentos sucessivos em calagem, gessagem e em adubações corretivas e de manutenção com fósforo, potássio e micronutrientes, associados ao estabelecimento do sistema plantio direto, que mantém ou aumenta o estoque de matéria orgânica no solo.

Com o manejo ao longo das safras, esses solos passam a apresentar condições físicas, químicas e biológicas adequadas para as culturas expressarem melhor o seu potencial produtivo. “Apesar de o nível de fertilidade do solo ser alto ou até muito alto, é comum que os agricultores continuem adubando. Essa prática tem resultado em adubações desnecessárias ou superdimensionadas, com baixa eficiência de uso dos fertilizantes”, cita um trecho do artigo “Adubação, produtividade e rentabilidade da rotação entre soja e milho em solo com fertilidade construída”, publicado na revista PAB (Pesquisa Agropecuária Brasileira), editada pela Embrapa.


Experimento conduzido em área de produção comercial de grãos

A equipe de pesquisadores conduziu o experimento em uma fazenda localizada em uma região produtora de grãos no noroeste de Minas Gerais, cujo solo vem sendo cultivado há 15 anos em sistema de plantio direto com fertilidade considerada de adequada a alta para a região do Cerrado. Três cultivos de verão, em condições de sequeiro, na sequência de rotação soja/milho/soja, foram avaliados, sendo deixada uma área controle com o manejo de adubação utilizado normalmente pelo agricultor. As demais doses das adubações incluíram quantidades de fertilizantes abaixo e acima das empregadas pelo agricultor. As adubações de semeadura foram realizadas no sulco, via semeadora, e as aplicações em cobertura foram feitas manualmente, com filete de adubo nas entrelinhas.

Na primeira safra, foi semeada uma cultivar precoce de soja RR, com estande de 380 mil plantas por hectare. O segundo plantio foi feito com um híbrido simples de milho, com 68 mil sementes por hectare. E, por fim, na última safra, usou-se uma cultivar precoce de soja RR com estande de 280 mil sementes por hectare.
Após a análise dos dados de produtividade, os pesquisadores concluíram que “nesses casos de elevada fertilidade do solo, a adubação de manutenção com quantidades que apenas reponham a exportação nos grãos constitui o manejo mais racional, uma vez que os nutrientes aplicados e não absorvidos pelas plantas podem ficar sujeitos a processos de perdas no sistema”.

Outros resultados importantes obtidos foram que “a soja não respondeu às adubações NPK de semeadura ou de cobertura potássica, em nenhuma das safras” e que “a produtividade do milho (safra 2011/2012), no entanto, respondeu tanto à adubação NPK na semeadura como à cobertura nitrogenada, o que confirma a maior responsividade dessa cultura à adubação”.

Os pesquisadores interpretam que “a ausência de resposta da soja e a resposta relativamente baixa do milho à adubação são indícios de que o solo, de fato, apresentava grande reserva de nutrientes, e de que é possível diminuir a quantidade de fertilizantes aplicados no solo avaliado. Portanto, a adubação com quantidades fixas de N, P e K não parece adequada para o manejo do sistema de produção de soja e milho em solos com esse padrão de fertilidade. Para otimização do dimensionamento das adubações é preciso investir em monitoramento do solo ao longo do tempo, ajustando o fornecimento de cada nutriente de forma individualizada, de acordo com um diagnóstico periódico da condição de fertilidade na lavoura”.


Conclusões contundentes

O artigo publicado revela ainda que alguns autores sugerem que culturas mais responsivas, como a do milho, deveriam ser adubadas mais intensamente, enquanto as menos responsivas e de maior plasticidade, como a da soja, poderiam ser cultivadas apenas com a adubação de arranque e com a adubação residual da cultura anterior. Paradoxalmente, não é esta a constatação mais comum no campo. No estudo de caso relatado no artigo, a adubação otimizada representaria uma economia expressiva no uso de fertilizantes. “A dose de fertilizante normalmente utilizada na fazenda para a adubação de semeadura do milho (359 kg/ha) poderia ser reduzida em 47 kg/ha (13%), uma vez que a dose de máxima eficiência econômica foi de 312 kg/ha. Além disso, a adubação de cobertura nitrogenada poderia ser reduzida de 350 kg/ha para 263 kg/ha, ou em 25%. A soja, por sua vez, dispensaria adubação”.

Portanto, de acordo com o pesquisador Álvaro Resende, o agricultor deve seguir estratégias como o monitoramento do solo e ter conhecimento das taxas de exportação de nutrientes pelas colheitas das culturas e avaliar o balanço de nutrientes no sistema para depois definir a necessidade de adubação. “Essas estratégias, relativamente simples e que podem ser incorporadas à rotina das fazendas, são decisivas quando se busca eficiência de gestão para maior competitividade na produção de grãos, com ganho de rentabilidade”, diz. Ainda segundo ele, o monitoramento do sistema de produção por meio de análises de solo e a avaliação econômica realizada nos estudos conduzidos até agora indicam a necessidade de se reavaliar o manejo da adubação em solos de fertilidade construída, visando o uso mais eficiente de fertilizantes.


Fonte: Embrapa
Autor: Guilherme Viana (MG 06566 JP) – Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) –  milho-e-sorgo.imprensa@embrapa.br


Texto originalmente publicado em:
Embrapa
Autor: Guilherme Viana 

 

23/09/2016 - Drakkar promove palestra e homenagens em Santo Ângelo/RS

A Drakkar reuniu clientes, ontem, em Santo Ângelo, para a palestra “Fertilidade do Solo: adubação e nutrição para alcançar melhores rendimentos”, com o convidado Dr. Luciano Gatiboni, da UDESC de Lajes/SC.

O evento faz parte da programação alusiva aos 10 anos da Drakkar. Na oportunidade, alguns clientes, considerados visionários por acreditar na Agricultura de Precisão no início da história da empresa, receberam uma homenagem especial. 

A equipe da Drakkar, composta pelo diretor comercial e sócio Claudio Luiz Lemainski e pelos contatos comerciais Guilherme Londero, Elias Amorim Martins e Felipe Pesini, receberam os clientes.

Foram homenagedos:

Fazenda Morada do Búfalo
Nairo Bittencourt & Família
Entre-Ijuís/RS

Fazenda AJ Moreno
Rafael Moreno
Santo Ângelo/RS

Jaime Luiz Roso
Produtor Rural
Horizontina/RS

Agropecuária Santa Bárbara
Fabio Rogério Seli
São Miguel das Missões/RS

Confira as fotos!

 

 

 

 

 

 

16/09/2016 - Bayer e Monsanto visam investir em Agricultura de Precisão

O Portal Exame publicou uma reportagem sobre a fusão da Monsanto com a Bayer, duas gigantes multinacionais do setor agrícola e químico. O acordo de fusão realizado na quarta-feira, 14, envolveria um negócio de US$ 66 bilhões.

Segundo o texto publicado, a ideia das empresas é investir, também, no setor de agricultura de precisão, pois esta é uma forma dos fazendeiros descobrirem exatamente a quantidade de fertilizante ou o tipo de semente que devem usar.

A Monsanto e a Bayer argumentam que a ampliação das safras possibilitada pelo uso desses métodos será necessária para alimentar a crescente população mundial, que gera uma demanda maior por carne e produtos lácteos.

Leia a matéria completa em http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/o-que-esta-por-dentro-da-fusao-entre-bayer-e-monsanto

09/09/2016 - 6 benefícios da taxa variável de sementes

A cada dia, os agricultores de todo o mundo aderem mais às tecnologias da Agricultura de Precisão (AP).  No Brasil não é diferente. Os melhores rendimentos estão calcados em conhecimento e tecnologia.  Dentre as ferramentas de AP, destaca-se a taxa variável de sementes, na qual a densidade de semeadura é orientada pelo mapa de potencial produtivo do solo. A Drakkar está há anos estudando e aprimorando o mapa de potencial, permitindo fazer a variação das sementes com maior precisão e melhor taxa de retorno econômico.

Dentre os benefícios da taxa variável de sementes destacam-se:
1. Maior assertividade na população final;
2. Melhor arranjo da densidade de sementes em todos os pontos da lavoura;
3. Aumento da estabilidade da população de plantas;
4. Maior eficiência técnica e econômica no cultivo;
5. Aumento da produção de grãos;
6. Melhoria da rentabilidade.

30/08/2016 - Drakkar participa de Dia Fantástico em São Luiz Gonzaga/RS

Na tarde da última sexta-feira (26), em São Luiz Gonzaga/RS, aconteceu o Dia Fantástico promovido pela Stara e  revenda Campo Verde. O diretor comercial e sócio da Drakkar Solos, Claudio Luiz Lemainski, esteve presente no encontro, que reuniu produtores da região.

Na oportunidade, a Stara apresentou os seus lançamentos da linha 2016, com destaque para a plantadora Princesa, com o seu exclusivo sistema de transporte e um conjunto de características que garantem a melhor plantabilidade, e o Imperador 3.0, único autopropelido do mercado que realiza as funções de pulverização e distribuição em uma mesma máquina. Os produtores puderam conhecer e testar equipamentos de última geração.

imagem taxa variavel de sementeDe acordo com o Lemainski, “a Drakkar promove, há 10 anos, inovações tecnológicas que se aliam aos produtos das empresas de maquinário agrícola para trazer mais rentabilidade e sustentabilidade aos agricultores. Os mapas de diagnósticos da fertilidade do solo desenvolvidos pela Drakkar possibilitam que o produtor tenha em mãos informações imprescindíveis  para o planejamento das correções e fertilizações e o mapa de potencial produtivo permite fazer a taxa variável de sementes com mais precisão”. Essas são algumas das tecnologias Drakkar oferecidas ao mercado que fazem aumentar ainda mais o rendimento por hectare.

Conheça o Projeto Tecnológico Drakkar de Agricultura de Precisão e saiba tomar decisões acertadas!

16/08/2016 - Drakkar participa do III Seminário A Voz do Campo em Gramado

A equipe comercial da Drakkar Solos, representada pelo diretor comercial e sócio Claudio Luis Lemainski e pelo supervisor comercial da Região da Campanha Maurício Zago, estive presente no III Seminário A Voz do Campo, entre os dias 11 e 13 de agosto, em Gramado/RS. O evento, promovido pelo Programa A Voz do Campo, objetivou realizar a discussão acerca de temáticas como:

- Gestão e Sucessão Familiar,  
- A pecuária como catalisador da rentabilidade agrícola,
- Logística e Infraestrutura,
- Conservação dos Solos,
- Previsões climáticas,
- Manejo de doenças,
- Biotecnologia e Germoplasma,
- O Impacto da mecanização e informatização nos processos de produção
- Economia e Tendências de Mercado

O evento reuniu os melhores especialistas em agronegócio do país. Para Lemainski, “o evento reforçou a importância das ferramentas de Agricultura de Precisão na melhoria das produtividades e da gestão das informações na fazenda, ambas preocupações constantes da Drakkar para com seus clientes de norte a sul do país”. 

A Drakkar, que completa 10 anos neste mês, tem promovido inovações tecnológicas para o campo desde sua fundação. Hoje, oferece ao mercado agrícola o Projeto Tecnológico Drakkar de Agricultura de Precisão e o e-FARM, um sistema de gestão agrofinanceira totalmente web e diferente de tudo que já existia no mercado.

Para o diretor comercial, essas ferramentas tecnológicas permitem uma melhoria na segurança do negócio ao longo de diversas safras, bem como amplia o potencial de rentabilidade do negócio, com maior eficiência, controle e incremento de renda.

 

09/08/2016 - Drakkar completa 10 anos com um aumento de 54% no faturamento

A Drakkar Solos, empresa especializada em Agricultura de Precisão e agora em Gestão Agrofinanceira de Precisão, completa 10 anos de muito trabalho e dedicação em prol de novas  tecnologias para o agronegócio. Com um faturamento crescente em 9 dos últimos 10 anos de sua origem, a Drakkar promete que 2016 será um ano especial e estabelecerá um novo recorde de receita. Além da atuação no Rio Grande do Sul, estado onde a empresa nasceu, a Drakkar também está presente nos estados de Goiás, Mato Grosso, Bahia e Roraima. 

Por entender que Agricultura de Precisão vai muito além dos mapas coloridos, no início de 2015, a Drakkar começou a disponibilizar um novo modelo de trabalho denominado Projeto Tecnológico DRAKKAR de Agricultura de Precisão, hoje considerado um grande sucesso, pois além elevar o nível de satisfação de seus clientes, garantiu um aumento de 54% na receita bruta da empresa em 2015. Essa nova forma de visão busca identificar as prioridades tecnológicas através de uma PLATAFORMA DE CONHECIMENTO sobre os processos da fazenda como um todo. Com as novas ferramentas criadas pela Drakkar, os clientes são muito mais eficientes em suas TOMADAS DE DECISÕES ESTRATÉGICAS, agregando alto VALOR ÀS INFORMAÇÕES.

Além disso, o projeto e-FARM, outro serviço  de destaque da empresa, é um sistema web, totalmente personalizado e prático que realiza a gestão agrofinanceira de precisão das propriedades rurais. Com mais de 50 mil produtos pré-cadastrados, diferentemente de outros softwares de gestão agrícola, o e-Farm não parte do controle de entrada e saídas financeiras, e sim de um plano de manejo agronômico planejado e realizado pelo produtor.

Para o CEO da empresa, engenheiro agrônomo Dr. Alan Acosta, ao longo destes 10 anos, a Drakkar contribuiu significativamente para o aumento da eficiência produtiva de inúmeras propriedades rurais de diversos portes e, hoje, consolida-se no Rio Grande do Sul e em outros estados do Brasil, desenvolvendo e levando SOLUÇÕES CRIATIVAS PARA AGRICULTURA: “Estamos no seleto grupo das empresas que se mantiveram e cresceram no mercado de Agricultura de Precisão no Brasil, graças a nossa criatividade e empenho em buscar reais soluções aos nossos clientes”.

Para saber mais sobre os serviços da empresa, basta acessar o site www.drakkar.com.br e www.efarm.agr.br .

21/07/2016 - Drakkar Solos e Semear expõem mapeamento de solo realizado em Roraima

No dia 23 de julho, acontece, na Fazenda Mato Grosso, localizada na cidade de Alto Alegre/Roraima, o 1º Encontro Técnico Granterra e Green Máquinas. O encontro, que começa às 8h30, contará com a participação da Drakkar Solos, empresa especializada em Agricultura de Precisão e Gestão Agrofinanceira de Precisão, juntamente com a Semear em uma das seis estações instaladas na Fazenda para receber produtores rurais de soja, arroz e pecuaristas da região.

No dia, o supervisor comercial da Drakkar e da Semear em Roraima, Ademir Schirmer, falará sobre o trabalho de mapeamento de solo realizado em 500 hectares da Fazenda Mato Grosso, que tem a soja como cultura central da propriedade. Segundo ele, o trabalho será estendido para o restante da propriedade este ano, totalizando os 1800 hectares da Fazenda.

Além da Drakkar, outras seis empresas estarão levando conhecimento a produtores rurais no mesmo dia: Simbiose Agrotecnologia Biológica, Fertilizantes Tocantins, Bioplanta Nutrição Vegetal, Micron Pulverização Inteligente, Sementes Cajueiro e John Deere. 

Sobre a Drakkar

A Drakkar Solos atua há 10 anos no Rio Grande do Sul, além de possuir sedes nos estados de Goiás, Mato Grosso, Bahia e Roraima. Por entender que Agricultura de Precisão vai muito além dos mapas coloridos, no início de 2015, a Drakkar começou a disponibilizar um novo modelo de ação denominado Projeto Tecnológico de Agricultura de Precisão, o primeiro do Modelo do Brasil. Inicialmente, o modelo busca identificar as prioridades e as demandas através de uma PLATAFORMA DE CONHECIMENTO sobre os processos da fazenda como um todo.  Após, é realizado um dimensionamento do Nível Tecnológico e dos principais limitadores da produtividade e da rentabilidade. O modelo engloba gestão de informação, gestão da propriedade, conjunto de soluções tecnológicas, assistência técnica altamente especializada, reposicionamento de produtos, gestão de processos e de pessoas.

O e-Farm, outro produto de destaque da empresa, é um sistema web, totalmente personalizado e prático que realiza a gestão agrofinanceira de propriedades rurais. Diferentemente de outros softwares de gestão agrícola, o e-Farm não parte do controle de entrada e saídas financeiras, e sim de um plano de manejo do que será adquirido e utilizado (planejamento agronômico) pelo produtor.


Para saber mais sobre os serviços da empresa, basta acessar o site www.drakkar.com.br ou então pelo www.facebook.com/drakkarsolos

08/07/2016 - CEO da Drakkar participa de reunião da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão em Brasília

No dia 28 de junho, em Brasília/DF, ocorreu a 11ª Reunião da COMISSÃO BRASILEIRA DE AGRICULTURA DE PRECISÃO (CBAP), comissão organizada pelo Ministério da Agricultura que busca fomentar políticas públicas e privadas em prol do crescimento da Agricultura de Precisão no Brasil. 

Na reunião, esteve presente o CEO da Drakkar Solos, Dr. Alan Acosta, que é membro fundador da CBAP, da AsBraAP e estava representando a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS PRESTADORES DE SERVIÇOS EM AP (ABPSAP), junto com o presidente da entidade, Pedro Magalhães.

Temas de relevância estratégica nacional como, por exemplo, o FUTURO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO AGRONEGÓCIO e como a Internet das Coisas irá mudar nossas vidas foram algumas das temáticas discutidas. Além disso, a importância dos DADOS (registros de informações) como um recurso natural renovável e considerado o no NOVO PETRÓLEO DA ECONOMIA também foi abordado. 

Na oportunidade, foi oficializada a fundação da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AGRICULTURA DE PRECISÃO (AsBraAP), nova entidade que tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico, inovação e difusão do uso de práticas, técnicas e tecnologias de AP no Brasil. Hoje, a AsBraAP é organizadora do ConBAP 2016 (Congresso Brasileira de Agricultura de Precisão), que ocorrerá em Goiânia/GO, entre os dias 4 a 6 de outubro. Mais informações sobre este Congresso podem ser obtidas através do endereço virtual www.conbap.com.br

24/06/2016 - Mosaico do Agronegócio 2016 aconteceu em Santa Maria/RS

Entre os dias 9 e 10 de junho, aconteceu, no Park Hotel Morotin em Santa Maria/RS, o evento Mosaico do Agronegócio 2016. O tema central do evento foi Sistemas Integrados para uma “agropecuária sem parar”. A Drakkar Solos esteve representada no evento por Guilherme Londero, Coordenador Região da Fronteira Oeste/RS, e Mauricio Zago, Supervisor Comercial da Região da Campanha/RS. A empresa também foi patrocinadora.

Na programação, cinco painéis trouxeram os temas:

  • ‘Terras Baixas’: Arroz – Soja – Milho – Pecuária;
  • ‘Terras Altas’: Soja – Milho – Trigo – Pecuária;
  •  Agronegócio na Mídia;
  •  Produtor Empreendedor;
  •  Inteligência Financeira.


Para o sócio e diretor da Drakkar Solos, Claudio Lemainski, “patrocinar eventos que tragam essas temáticas e que envolvam o produtor rural é sempre importante para a Drakkar, visto que a busca por qualificação se torna um diferencial dentro e fora da fazenda”. 

O MOSAICO DO AGRONEGÓCIO é uma iniciativa criada pela SIA – Serviço de Inteligência em Agronegócios – que juntamente com empresas e instituições parceiras promoveu um encontro inteligente e dinâmico para nuclear um fórum bienal de discussão em alto nível sobre a ocupação territorial do Rio Grande do Sul, desde o uso histórico e atual do solo para a produção de grãos, forragem, carne, leite e produtos de origem florestal, até aspectos relacionados ao mercado e perspectivas das principais cadeias produtivas. Um ambiente propício para produtores, técnicos, lideranças e empresas mapearem oportunidades e desafios para seus negócios e suas contribuições para a intensificação sustentável de sistemas de produção agropecuária.

Mais de 600 pessoas participaram do evento, que visou juntar as peças do quebra cabeça do mosaico do agronegócio, nos diferentes sistemas que compõem as principais fontes de produção, buscando integrar as principais variáveis da cadeia produtiva, que trarão maior produtividade, sustentabilidade e rentabilidade ao agronegócio.

Dentre os principais temas, foram destacadas as oportunidades de otimização do sistema de produção agrícola e da pecuária, visando o uso sustentável tanto em ambientes de terras baixas como em terras altas, buscando a sua integração. Para isso, foi destacada a importância do manejo a ser realizado em cada etapa, focando em PLANEJAMENTO de produção, na importância em ADUBAR corretamente, aumentando a resposta nos potenciais de produtividade, na busca da EFICIÊNCIA em todas as etapas de produção e na GESTÃO agrofinaceira que trará a continuidade e sustentabilidade da atividade agropecuária das propriedade brasileiras.

O evento contou com a co-realização do Programa A Voz do Campo e do Sindicato Rural de Santa Maria.

 

21/06/2016 - Drakkar realiza I Encontro de Agricultura de Precisão em Boa Vista/RR

Acontece, amanhã (22), o I Encontro de Agricultura de Precisão na cidade de Boa Vista, Roraima. O evento é uma realização da Drakkar Solos, empresa especializada em Agricultura de Precisão e focada na excelência da gestão agrofinanceira de propriedades rurais, em parceria com a Semear.

O evento é voltado a produtores iniciantes ou experientes que querem introduzir ou melhorar o controle AGROFINANCEIRO em sua propriedade, operando seus processos agronômicos TOTALMENTE INTERLIGADOS com a gestão financeira da propriedade.

O estado de Roraima é considerada a nova fronteira agrícola do Brasil e apresenta vantagens climáticas, de solo e também logísticas. A soja é a principal cultura e ocupou, na última safra, 25 mil hectares. Para a próxima safra, a projeção é de um crescimento para 40 mil hectares.

Na oportunidade, o palestrante Olavo Gabriel Santi, mestre em Engenharia Agrícola e diretor comercial da Drakkar no Cerrado, falará sobre as vantagens de realizar um diagnóstico da fertilidade do solo, a fim de ser mais eficiente no uso dos recursos destinados à correção de solo e adubação de manutenção das culturas, utilizando para isso técnicas de Agricultura de Precisão.

A Drakkar investe sistematicamente, dede 2006, em inovação voltada ao agronegócio. Atualmente, conta com equipe altamente especializada em AP e já acumula muitos resultados surpreendentes em diversas culturas como soja, arroz e milho. A empresa vem contribuindo, ao longo de sua trajetória, com os manejos e tecnologias de produção da Van Ass Sementes, de Panambi/RS, que veio a atingir, pela primeira vez na última safra, uma produtividade que ultrapassou a marca das 100 sacas/hectare.

O evento ocorrerá no dia 22 de junho, às 19h, na Avenina Capitão Ene Garcez, 391, Centro, Boa Vista/RR. Informações sobre o encontro podem ser obtidas pelo fone (95) 99122-9070 com Ademir.

A Drakkar possui sedes no Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia e Roraima. Mais informações sobre os serviços da empresa podem ser obtidas através do site www.drakkar.com.br .

06/06/2016 - Painel do II Workshop LAPSul terá participação de CEO da Drakkar

Nos dias 8 e 9 de junho, em Frederico Westphalen/RS, acontece o II Workshop LAPSul, evento promovido pelo Laboratório de Agricultura de Precisão Sul da Universidade Federal de Santa Maria

Na oportunidade, o CEO da Drakkar Solos e doutor em Ciências do Solo Alan Acosta participará do “Painel Usuários (empresas): A prestação de serviço em agricultura de precisão – as mudanças e os novos rumos”, que ocorrerá no primeiro dia de evento às 10h30 e contará com a coordenação do presidente da Associação Brasileira dos Prestadores de Serviço de Agricultura de Precisão (ABPSAP) Pedro Magalhães.

Acosta vai falar sobre a experiência de 10 anos da Drakkar em atender e oferecer as melhores soluções em agricultura de precisão (AP) para clientes do Cerrado e do Sul do Brasil. O título de sua apresentação será A história da Agricultura de Precisão contada pela Drakkar, onde recapitulará a trajetória do time da Drakkar para vencer os desafios na expansão do uso da AP e fará 3 profecias para o futuro da Agricultura. Vale a pena conferir!

A empresa conta com equipe altamente especializada em AP e já acumula muitos resultados surpreendentes em diversas culturas como soja, arroz e milho. A Drakkar vem contribuindo, ao longo de sua trajetória, com os manejos e tecnologias de produção da Van Ass Sementes, de Panambi/RS, que veio a atingir, pela primeira vez nesta safra, uma produtividade que ultrapassou a marca das 100 sacas/hectare.

Informações e inscrições sobre o evento podem ser obtidas pelo site http://www.lapsul.com.br .

 

03/06/2016 - Campeões de produtividade são apresentados pela Agroterra e Syngenta em São Gabriel

No dia 20 de maio, em São Gabriel/RS, a Agroterra e Syngenta apresentaram os produtores campeões em produção de soja da região. O concurso “Desafio Produtividade”, do Programa Produtividade Integrada (PIN), tem o objetivo de incentivar o aumento da produtividade na cultura da soja.  

O programa, promovido pela  Syngenta  em  todo  o  país  e,  no  município, pela Agroterra, teve como grande vencedor o produtor Marni Kaufmann, o qual conseguiu atingir uma produtividade de 70,66 sacas por hectare na safra 2015/16.

A Drakkar Solos esteve presente no evento por participar, juntamente com as duas empresas citadas, do Projeto Integrare, que proporciona aumento da produtividade das lavouras através do diagnóstico da fertilidade do solo e mapas de correção do solo, uma das ferramentas tecnológicas do projeto.

Na oportunidade, o sócio e diretor da Drakkar, engenheiro agrônomo Claudio Luiz Lemainski, e o supervisor comercial da Drakkar na região da campanha, Mauricio Zago Freitas, estiveram representando a empresa.  Lemainski apresentou ao público presente os dados de fertilidade referentes ao Projeto Integrare da região de São Gabriel, ressaltando a grande variabilidade nos resultados encontrados e o potencial das ferramentas tecnológicas Drakkar para o aumento da produtividade, comprovando, assim, a importância em investir no levantamento de informações relacionadas ao solo, bem como em ferramentas de gestão agrícola.

A premiação foi entregue em uma comemoração realizada no Salão de Eventos do Sindicato Rural de São Gabriel. Abaixo a relação dos produtores premiados:

1º lugar – Marni Kaufmann – 70,66 sc/ha – São Gabriel ­ RS
2º lugar – Ivo Müller – 69,12 sc/ha – São Gabriel ­ RS
3º lugar – Rafael Müller – 66,45 sc/ha – São Gabriel ­ RS

01/06/2016 - Drakkar patrocina o II Simpósio Desafios da Fertilidade do Solo no Cerrado

De 20 a 22 de julho, em Cuiabá/MT, acontece o II Simpósio Desafios da Fertilidade do Solo na Região do Cerrado. Neste ano, além de participar do evento, a Drakkar Solos é patrocinadora bronze por acreditar que a pesquisa e a prática andam juntas.

O Brasil é o 3º maior exportador agrícola do mundo e a região do Cerrado é responsável por mais da metade da produção de grãos do país. Isto demonstra a importância desta região para o agronegócio brasileiro. Para manter a competitividade da atividade agrícola da região, torna-se necessário aumentar a produtividade e diminuir os custos de produção, o que pode ser atingido por meio do manejo eficiente da fertilidade do solo e adubação das culturas.

Para o CEO da Drakkar, engenheiro agrônomo e doutor em Ciências do Solo, Alan Acosta, a melhoria da eficiência da adubação no Cerrado é estratégica para o aumento da produtividade e a agricultura de precisão pode otimizar o uso de corretivos e fertilizantes, sem aumentar os custos. “Assim, estaremos no evento fomentando o uso de tecnologias de precisão”, salienta.

Ao longo dos três dias de evento, o Simpósio trará cinco painéis com convidados de renome nacional, que abordarão os seguintes temas: 
• Painel I: Perspectivas do agronegócio brasileiro - 20/07 - 10h
• Painel II: Manutenção da fertilidade do solo - 20/07 - 14h
• Painel III: Como atingir novos patamares de produtividade - 21/07 - 8h
• Painel IV: Desafios no manejo nutricional dos cultivos - 21/07 - 14h
• Painel V: Outros desafios da região do Cerrado - 22/07 - 8h 

Os objetivos serão os mesmos do primeiro evento realizado em Goiânia em 2014, ou seja, difundir tecnologias e informações relacionadas ao manejo da fertilidade do solo na região do Cerrado de modo a gerar discussões e levantar necessidades de pesquisa sobre o assunto. 

O evento é uma contribuição do Departamento de Ciência do Solo da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP), por meio do Grupo de Apoio a Pesquisa e Extensão (GAPE) e da Fundação de Estudos Agrárias Luiz de Queiroz (FEALQ).

As inscrições estão abertas e podem ser feitas clicando aqui.
Mais informações podem ser obtidas através do site www.simposiocerrado.com ou pelo email simposiocerrado@gmail.com

 

23/05/2016 - Bahia Farm Show apresentará tecnologias para a gestão agrofinanceira da Drakkar

A Drakkar Solos, empresa especializada em Agricultura de Precisão e focada na melhoria da gestão de propriedades rurais, participa como expositora, pela primeira vez, na Bahia Farm Show, que ocorre de 24 a 28 de maio de 2016 em Luís Eduardo Magalhães/BA. As novidades que serão apresentadas são o Projeto Tecnológico Drakkar e o sistema e-FARM.

Projeto Tecnológico Drakkar

Por entender que agricultura de precisão vai muito além dos mapas coloridos, no início de 2015, a Drakkar começou a disponibilizar um novo modelo de ação denominado Projeto Tecnológico de Agricultura de Precisão, o primeiro Modelo do Brasil. Inicialmente, o modelo busca identificar as prioridades e as demandas através de uma PLATAFORMA DE CONHECIMENTO sobre os processos da fazenda como um todo.  Após, é realizado um dimensionamento do Nível Tecnológico e dos principais limitadores da produtividade e da rentabilidade. “Com as novas ferramentas tecnológicas criadas pela Drakkar, nossos clientes serão mais eficientes em suas tomadas de decisões estratégicas, agregando alto valor às informações”, salienta o engenheiro agrônomo Alan Acosta, CEO e sócio da Drakkar.  O modelo engloba gestão de informação, gestão da propriedade, conjunto de soluções tecnológicas, assistência técnica altamente especializada, reposicionamento de produtos, gestão de processos e de pessoas.

A base do Projeto é um PLANO DE MANEJO ONLINE, tela do sistema considerada uma GRANDE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA ÁREA DA AGRONOMIA, pois permite acompanhar tudo o que está ocorrendo na fazenda em tempo real, bem como observar safras passadas e planejamento de safras futuras, em apenas um campo visual. “Com recursos inteligentes de web e agilidade de nossa equipe de apoio, o sistema tem obtido um alto nível de satisfação entre os clientes”, ressalta Acosta.

e-FARM: sistema de controle agrofinanceiro

O e-FARM é um sistema web, totalmente personalizado e prático que realiza a gestão agrofinanceira de propriedades rurais. Para Acosta, “o e-FARM já apresenta resultados positivos em seu principal propósito que é ajudar a gerenciar propriedades rurais e interligar os manejos agronômicos com o controle financeiro. Com clientes ativos, desde o início de 2015, o e-FARM vem sendo aprimorado e, hoje, o projeto avança por uma fase de ampla melhoria, sendo seu principal diferencial o quesito simplicidade dos lançamentos e inteligência de processos”. Diferentemente de outros softwares de gestão agrícola, o e-FARM não parte do controle de entrada e saídas financeiras (estoque), e sim de um plano de manejo do que será adquirido e utilizado (planejamento agronômico). “É uma diferença sutil, mas que faz toda a diferença, pois o sistema ajuda na organização da propriedade primeiramente, sendo totalmente configurável a realidade de cada propriedade, onde contamos com uma base de mais de 50.000 produtos já cadastrados (cultivares, híbridos, fertilizantes e defensivos químicos - todos com suas marcas e recomendações técnicas)”, finaliza o engenheiro agrônomo. Detalhes sobre o e-FARM podem ser obtidos no site www.efarm.agr.br .

A Drakkar Solos atua há 10 anos no Rio Grande do Sul, além de possuir sedes nos estados de Goiás, Mato Grosso, Bahia e Roraima. O estande da Drakkar Solos na Bahia Farm Show está localizado Pavilhão Coberto nº 47. Para saber mais sobre os serviços da empresa, basta acessar o site www.drakkar.com.br ou então pelo www.facebook.com/drakkarsolos .

16/05/2016 - Drakkar lança site do e-FARM: Sistema de Gestão Agrofinanceira de Precisão

O site do e-FARM (www.efarm.agr.br), sistema VIA WEB totalmente personalizado e prático que realiza uma GESTÃO AGROFINANCEIRA DE PRECISÃO de propriedades agrícolas (grãos e/ou pecuária), com uma forte interligação entre os manejos agronômicos e a contabilidade agrícola, foi lançado pela Drakkar Solos.

Diferentemente de outros sistemas de gestão, não parte do controle de entrada e saídas financeiras (formação do estoque), e sim de um PLANO DE MANEJO ONLINE que controla os produtos que são utilizados. É uma diferença sutil, mas que faz toda a diferença, pois o sistema ajuda na organização dos processos da propriedade primeiramente.

Totalmente configurável a realidade de cada propriedade, conta com uma base de MAIS DE 50 MIL PRODUTOS JÁ CADASTRADOS (cultivares, híbridos, fertilizantes e defensivos químicos - todos com suas marcas e recomendações técnicas). Além disso, o sistema traz FACILIDADES na execução dos lançamentos e visualização de relatórios, permitindo o ACESSO de seus usuários de QUALQUER LUGAR e a QUALQUER MOMENTO.

O projeto e-FARM foi idealizado e desenvolvido pela equipe da DRAKKAR SOLOS CONSULTORIA (empresa especializada em AGRICULTURA DE PRECISÃO, com atuação nacional) e busca suprir uma demanda de clientes que necessitavam controlar seus processos técnicos e financeiros com MAIS PRECISÃO.

O e-FARM vai ao encontro do que disse o ex-Ministro da Agricultura, Luís Carlos Guedes Pinto, em recente pronunciamento na Esalq/USP: “os quatro ou cinco metros quadrados do escritório da fazenda são os hectares mais importantes da propriedade rural”. Para o CEO da Drakkar, Alan Acosta, “o propósito do e-FARM é ser um GUIA DE ROTINAS para o produtor rural. O objetivo principal da ferramenta é ajudar a gerenciar propriedades rurais interligando os manejos agronômicos com o controle financeiro. Com clientes ativos desde o início de 2015, o e-FARM vem sendo aprimorado e, hoje, o projeto avança por uma fase de ampla melhoria, buscando manter seu diferencial no quesito simplicidade dos lançamentos e inteligência de processos”.

Com o e-FARM, os produtores realizam a gestão AGROFINANCEIRA do seu negócio de forma PRÁTICA, RÁPIDA e SEGURA; e conseguem saber, em tempo real, a SAÚDE FINANCEIRA do seu negócio, obtendo informações preciosas para a MELHOR TOMADA DE DECISÃO.

Acesse WWW.EFARM.AGR.BR e conheça mais uma tecnologia que irá IMPULSIONAR o agronegócio brasileiro.

 

09/05/2016 - Drakkar participa da fundação da Associação Brasileira de Agricultura de Precisão (AsBraAP)

No dia 27 de abril, durante a Agrishow em Ribeirão Preto, os entusiastas da Agricultura de Precisão no Brasil reuniram-se para discutir a fundação da Associação Brasileira de Agricultura de Precisão (AsBraAP). Na oportunidade, a Drakkar Solos esteve representada pelo engenheiro agrônomo e sócio Olavo Gabriel Santi.

A reunião teve como principal objetivo definir o nome e sede da Associação, bem como eleger a diretoria que estará encarregada de desenvolver e difundir a AP pelo Brasil executando as primeiras ações na gestão que irá de 1º de maio de 2016 a 30 de abril de 2020.

A diretoria executiva ficou composta por José Paulo Molin (Presidente), Ricardo Yassushi Inamasu (Vice-Presidente), Leonardo Afonso Angeli Menegatti (Tesoureiro) e Pedro Henrique Bianchini Magalhães (Secretário).

Trata-se de um momento importante na história da Agricultura de Precisão brasileira. Mais um pequeno passo para essa comunidade que cresce a cada dia. Temos agora um grande desafio pela frente que é manter o grupo unido em prol de uma agricultura mais eficiente e responsável”, comentou o CEO da Drakkar, Alan Acosta, um dos idealizadores desse projeto quando membro da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão em Brasília (2013 a 2015).

Ainda, para Acosta, as tecnologias de precisão têm grande capacidade de ajudar o setor agrícola a produzir mais e com melhor eficiência, mas precisam ser pesquisadas, aprimoradas e difundidas. “Sem dúvida, esse será o principal papel desta Associação”, completou.

Foto: Departamento de Marketing da Jacto

03/05/2016 - Equipe da Drakkar é recebida pelo prefeito de Santa Maria

Na manhã de ontem (02/04), a equipe da Drakkar Solos, composta pelo engenheiro agrônomo e CEO Alan Acosta e pela gerente financeira Letícia Grutka, foi recebida pelo prefeito de Santa Maria Cezar Schirmer.

Na oportunidade, Acosta comunicou à Schirmer a inserção da empresa na Lei da Inovação, que prevê uma série de incentivos fiscais às empresas de base tecnológica ou àquelas que tenham promovido algum tipo de inovação. O prefeito falou sobre a importância do empreendedorismo e da inovação e ressaltou: “a Lei da Inovação é um dos mais importantes instrumentos para a promoção do desenvolvimento local e o incentivo direto na gestão das obrigações tributárias de forma a produzir um ambiente favorável ao empreendedorismo e à inovação”.

A Drakkar está completando 10 anos no mercado em 2016 e já tem conquistado espaço de destaque em AP em diversos estados do Brasil, além do Rio Grande do Sul, como Goiás, Mato Grosso, Bahia e Roraima. Schirmer ficou surpreso em saber que tem uma empresa de Agricultura de Precisão na cidade realizando um trabalho voltado à inovação tecnológica. Disse saber da importância do tema para a agricultura desde quando foi Secretario da Agricultura e do Abastecimento do Estado do Rio Grande do Sul na gestão 1995-1998.

Leia a matéria sobre a visita no site da Prefeitura.

Foto: João Vilnei/Prefeitura de Santa Maria

14/04/2016 - Drakkar Solos participa da Estação Conhecimento Syngenta

Hoje, amanhã e nos dias 18, 19 e 20 de abril, a Drakkar Solos estará presente na Estação Conhecimento em Santa Maria, um programa de treinamentos que a Syngenta realiza anualmente com o objetivo de apresentar pesquisas e informações que envolvem as culturas do arroz, soja e milho.

A equipe da Drakkar, liderada pelos engenheiros agrônomos Olavo Gabriel Santi e Claudio Luiz Lemainski, levará aos participantes informações que possibilitem o aumento da lucratividade em propriedades rurais, baseadas em 10 anos de pesquisas e projetos de Agricultura de Precisão com diversos produtores e especialistas em vários Estados do Brasil. Também serão apresentados a filosofia do Projeto Tecnológico Drakkar e o Sistema Agrofinanceiro e-Farm

Envolvendo produtores, canais de distribuição e consultores técnicos, o evento realizará treinamentos em dois módulos: um teórico e outro prático, realizado no campo experimental da Agrum - Agrotecnologias Integradas, localizada em Santa Maria/RS.

Fique por dentro das novidades da Drakkar seguindo-nos nas redes sociais: www.facebook.com/drakkarsolos  e www.linkedin.com/company/drakkar-solos-consultoria .

29/03/2016 - Drakkar AP apresenta ferramentas tecnológicas para a gestão agrofinanceira no Show Safra BR163

A Drakkar Solos, empresa especializada em Agricultura de Precisão focada na gestão de propriedades rurais, estará presente no Show Safra BR163, que ocorre de 29 de março a 1º de abril de 2016 em Lucas do Rio Verde/MT. Ao longo dos 4 dias de feira, a Drakkar irá apresentar aos produtores rurais, técnicos e especialistas da área do agronegócio seus serviços que envolvem ferramentas tecnológicas para a gestão agrofinanceira de propriedades rurais. As novidades deste ano são o Projeto Tecnológico Drakkar e o sistema e-Farm.


Projeto Tecnológico Drakkar

Por entender que agricultura de precisão vai muito além dos mapas coloridos, no início de 2015, a Drakkar começou a disponibilizar um novo modelo de ação denominado Projeto Tecnológico de Agricultura de Precisão, o primeiro do Modelo do Brasil. Inicialmente, o modelo busca identificar as prioridades e as demandas através de uma PLATAFORMA DE CONHECIMENTO sobre os processos da fazenda como um todo.  Após, é realizado um dimensionamento do Nível Tecnológico e dos principais limitadores da produtividade e da rentabilidade. “Com as novas ferramentas tecnológicas criadas pela Drakkar, nossos clientes serão mais eficientes em suas tomadas de decisões estratégicas, agregando alto valor às informações”, salienta o engenheiro agrônomo Alan Acosta, CEO e sócio da Drakkar.  O modelo engloba gestão de informação, gestão da propriedade, conjunto de soluções tecnológicas, assistência técnica altamente especializada, reposicionamento de produtos, gestão de processos e de pessoas.

A base do Projeto é um PLANO DE MANEJO ONLINE, tela do sistema considerada uma GRANDE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA ÁREA DA AGRONOMIA, pois permite acompanhar tudo o que está ocorrendo na fazenda em tempo real, bem como observar safras passadas e planejamento de safras futuras, em apenas um campo visual. “Com recursos inteligentes de web e agilidade de nossa equipe de apoio, o sistema tem obtido um alto nível de satisfação entre os clientes”, ressalta Acosta.


e-FARM: sistema de controle agrofinanceiro 

O e-Farm é um sistema web, totalmente personalizado e prático que realiza a gestão agrofinanceira de propriedades rurais. Para Acosta, “o e-Farm já apresenta resultados positivos em seu principal propósito que é ajudar a gerenciar propriedades rurais e interligar os manejos agronômicos com o controle financeiro. Com clientes ativos, desde o início de 2015, o e-Farm vem sendo aprimorado e, hoje, o projeto avança por uma fase de ampla melhoria, sendo seu principal diferencial o quesito simplicidade dos lançamentos e inteligência de processos”. Diferentemente de outros softwares de gestão agrícola, o e-Farm não parte do controle de entrada e saídas financeiras, e sim de um plano de manejo  do que será adquirido e utilizado (planejamento agronômico). “É uma diferença sutil, mas que faz toda a diferença, pois o sistema ajuda na organização da propriedade primeiramente, sendo totalmente configurável a realidade de cada propriedade, onde contamos com uma base de mais de 50.000 produtos já cadastrados (cultivares, híbridos, fertilizantes e defensivos químicos - todos com suas marcas e recomendações técnicas)”, finaliza o engenheiro agrônomo.

A Drakkar Solos atua há 10 anos no Rio Grande do Sul, além de possuir sedes nos estados de Goiás, Mato Grosso, Bahia e Roraima. Para saber mais sobre os serviços da empresa, basta acessar o site www.drakkar.com.br ou então pelo www.facebook.com/drakkarsolos .

24/03/2016 - Van Ass Sementes atinge, pela primeira vez, produtividades acima de 100 sacas

Segundo publicação da Revista Exame, em meio à retração generalizada da economia, o campo tem sido uma exceção. Com injeção pesada de tecnologia em todas as etapas do processo produtivo e câmbio favorável, o agronegócio é o único setor que cresceu no País em 2015, e promete continuar driblando os gargalos de infraestrutura e garantindo sua competitividade no cenário internacional.


Em busca da lavoura perfeita, a Drakkar e a Van Ass Sementes, com sede em Panambi/RS, estão há 10 anos trabalhando com adubações e manejos especiais para produzir sementes de alta qualidade e produtivas. Em 2015, foi atingida a marca de 96 sc/ha e a propriedade ficou em 6º lugar no Desafio Nacional da Máxima Produtividade, promovido pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB). Foram milhares de inscrições, mas somente 60 lavouras atingiram acima de 90 sacas por hectare. A propriedade já iniciou a colheita em 2016 e os resultados vão além das expectativas. Pela primeira vez, a produtividade ultrapassou a marca das 100 sacas/hectare.


“Nesse ano, temos a expectativa de ter melhorado a posição no CESB, mas principalmente de ter desenvolvido tecnologias para atingir altas produtividades com qualidade de semente”, diz o Eng. Agr. Dr. Alan Acosta, responsável pelo Projeto de Agricultura de Precisão na Van Ass Sementes.


Neste ano, a produção de soja, carro-chefe da agricultura brasileira, deve ultrapassar a barreira das 100 milhões de toneladas. A nova safra recorde vem apesar de irregularidades climáticas que assolaram seis Estados, incluindo os principais produtores - Mato Grosso e Paraná. Mesmo assim, o país deve produzir 101,2 milhões de toneladas de soja, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Um dos principais motivos é o uso de tecnologias no campo. Saiba mais sobre os serviços da Drakkar. Conheça o Projeto Tecnológico Drakkar  e tenha altas produtividades com rentabilidade!

21/03/2016 - 6 Esclarecimentos Importantes sobre AP

O diretor e sócio da Drakkar Solos, engenheiro agrônomo e mestre em Engenharia Agrícola Claudio Luiz Lemainski, respondeu a seis perguntas sobre Agricultura de Precisão para esclarecer os principais pontos sobre o tema. Confira!

 

1) A agricultura de precisão é uma nova ferramenta do produtor rural? Quais os seus principais benefícios? 

A Agricultura de Precisão é uma tecnologia já consolidada na nova forma de gerenciar a propriedade rural levando em consideração a variabilidade espacial existente nas lavouras. Atualmente, na maioria das propriedades rurais pratica-se a agricultura “pela média”, seja na aplicação uniforme de fertilizantes ou na produtividade média de uma lavoura. 
O conjunto de ferramentas da Agricultura de Precisão permite aos produtores rurais e técnicos a obtenção de informações importantes para tomada de decisão baseada na variabilidade do solo e/ou na produtividade das culturas. Estas informações possibilitam determinar com precisão onde e quanto fertilizante e/ou corretivo devem ser aplicados, de maneira a racionalizar o uso dos mesmos. 


2) Quais as etapas envolvidas na adoção da Agricultura de Precisão por parte dos produtores rurais?

O produtor deve analisar os históricos de rendimentos e variabilidade aparente, a fim de identificar a necessidade e o potencial de sua lavoura em adotar a Agricultura de Precisão. Ao decidir pela adoção da técnica, o produtor deverá contatar um profissional especializado ou escritório de consultoria agrícola que disponibilize este serviço. A partir disso, inicia-se um processo de coleta de informações de campo e escritório, para obter informações do grau de variabilidade existente, denominado “diagnóstico inicial”. Analisadas e interpretadas às informações, parte-se para a etapa de interferência na lavoura, a fim de diminuir a variabilidade dos níveis de fertilidade, que pode ser realizada através de equipamentos contidos na propriedade ou terceirizados. A partir de uma nova colheita têm-se os primeiros resultados dos benefícios obtidos do uso da Agricultura de Precisão.


3) Esta tecnologia implica grandes investimentos em novos equipamentos agrícolas? Ela está direcionada principalmente para os grandes produtores rurais?

Sim e Não! SIM, quando considerado o elevado nível tecnológico que se tem à disposição para compra e quando o produtor possui recursos financeiros destinados a investimentos, sendo possível adquirir equipamentos para todas as etapas do processo. NÃO, quando considerada a adaptabilidade da técnica e a riqueza de informações que permitem a execução da técnica mesmo com baixos investimentos e com resultados similares a elevados níveis tecnológicos.
O pequeno e médio agricultor normalmente conhece cada “detalhe” de sua lavoura, e a Agricultura de Precisão tem a mesma filosofia, ou seja, conhecer a lavoura com o mesmo nível de detalhamento que o pequeno produtor tem, mas em uma escala maior, espacializando e armazenando as informações geradas.
O nível de investimento que o produtor irá fazer depende da variabilidade existente na lavoura e da flexibilidade dos técnicos envolvidos no processo de adoção das ferramentas de Agricultura de Precisão. Atualmente, existem técnicas e equipamentos que demandam reduzidos investimentos, permitindo que pequenos e médios produtores utilizem à técnica da mesma forma que os grandes produtores rurais o fazem. 


4) Que resultados práticos e econômicos são esperados a partir do uso da tecnologia de Agricultura de Precisão nas lavouras?

Como principal resultado, temos a racionalização no uso de insumos. Por exemplo: “aplicar mais fertilizante no local onde há maior deficiência e reduzir onde há suficiência de algum nutriente”. Concomitante a isso se pode obter a redução de custos e o aumento da produtividade por unidade de área. Outro resultado positivo é a diminuição do impacto ambiental pelo uso inadequado de insumos agrícolas. Entretanto, a redução de custos, o aumento da produtividade e a diminuição do impacto ambiental dependem da variabilidade e da amplitude com que essas ocorrem e principalmente das condições climáticas. Citando como exemplo, a Agricultura de Precisão nos EUA reduz, em média, de 5 a 12% os custos globais. Em trabalhos recentemente realizados junto a vários clientes Drakkar, obteve-se uma melhoria da eficiência de 48% do uso de calcário e de vários outros problemas relacionados aos níveis de fósforo, potássio e enxofre foram diagnosticados nas lavouras amostradas. Vale lembrar que esses problemas de níveis de fertilidade tiveram uma grande amplitude a qual planos de correções foram e estão sendo realizados, a fim de diminuir os efeitos negativos dos mesmos na produtividade das culturas. 
Os frutos do Diagnóstico da Fertilidade do Solo (Agricultura de Precisão) puderam ser quantificados na colheita, onde áreas tiveram um aumento do rendimento da soja na ordem de 4 a 11 sacas por hectare. 
Outra ferramenta que está chegando com força, é a taxa variada de sementes, no qual variamos a população para o melhor aproveitamento do potencial produtivo do solo. A Drakkar está empenhada na busca do melhor posicionamento de população de plantas X potencial produtivo do solo. E já colhemos resultados disso, aumentos de produtividade que podem variar de 5 a 20% por hectare.
Isso prova que o Diagnóstico da Fertilidade através dos mapas, estabelecimento de planos de intervenção, aplicação a taxa variável, taxa variável de sementes e consultoria caminham lado a lado. 


5) De que forma os agricultores terão acesso e suporte técnico para uso desta nova tecnologia no campo?

Os produtores têm acesso à Agricultura de Precisão através de profissionais especializados, escritórios de consultoria agrícola, cooperativas os quais disponibilizam esse serviço, e também por meio de indústrias de máquinas, equipamentos e fertilizantes agrícolas. Quanto ao suporte, os prestadores de serviços além de estarem em sintonia com os produtores terão que dispor de ferramentas de disponibilização das informações. Podemos citar como exemplo o sistema Lavoura Online®, desenvolvido pela Drakkar e utilizado por muitos produtores. 


6) Como vem evoluindo o uso da Agricultura de Precisão no Brasil e no RS?

Apesar de não ser uma técnica recente, somente nesses últimos anos houve um significativo aumento do número de produtores que adotaram a Agricultura de Precisão no Brasil. No Rio Grande do Sul, teve início a partir de projetos pilotos amparado por empresas e com apoio de Universidades. As empresas prestadoras de tais serviços são as principais responsáveis pelo aumento das áreas de adoção da Agricultura de Precisão. Atualmente as indústrias, os técnicos e os produtores rurais estão cada vez mais motivados e dispostos a encarar o desafio. É bom lembrar que houve o surgimento de muitas empresas prestadoras de serviço no passado, e pela falta de resultados positivos, hoje permaneceram poucas no mercado. Assim, para iniciar um bom trabalho de Agricultura de Precisão não bastam apenas mapas de fertilidade, precisamos de um plano de gestão das informações geradas. Então produtores, o primeiro passo é mapear o solo e organizar o banco de dados de sua propriedade! Conheça o Projeto Tecnológico Drakkar


Ainda tem dúvidas? Então entre em contato pelo (55) 3286-1668 ou através do e-mail contato@drakkar.com.br 

03/03/2016 - Drakkar Solos realiza palestra para produtores de Luis Eduardo Magalhães/BA

No dia 23 de fevereiro, em Luis Eduardo Magalhães/BA, a equipe da Drakkar Solos organizou um encontro para falar sobre experiências e o futuro da Agricultura de Precisão (AP) no Brasil. 


Para o CEO e sócio da Drakkar, engenheiro agrônomo e doutor em Ciência do Solo Alan Acosta, o foco do evento foi fomentar a AP de qualidade e mostrar a importância do desenvolvimento de novas técnicas para a Agricultura de Alta Produtividade. “Acredito que os pontos que mais chamaram a atenção dos 35 produtores presentes foram os resultados de manejo e a experiência da Drakkar mostrada através de cases de sucesso na região da Bahia. Além disso, foi destacada a importância do equilíbrio dos nutrientes, o uso consciente do calcário em solos arenosos, e como a AP pode contribuir para o aumento da eficiência da adubação, seja na otimização do recursos, seja no incremento da produtividade”, ressalta o Acosta. 


Na oportunidade, o convidado especial, professor doutor Telmo Amado, falou sobre o histórico e evolução do projeto de AP no Brasil, enfatizando a problemática do descrédito e como essa tecnologia vem quebrando paradigmas. Também ressaltou aspectos relativos ao plantio direto versus o plantio convencional no Cerrado, além de apresentar a atual dinâmica da fertilidade do solo, as formas de adubação e problematizar sobre a compactação em solos arenosos. Ao final, ainda explanou sobre o futuro da AP, novas tecnologias e sobre a taxa variável de semente, que tem se mostrado uma ferramenta com muito potencial de sucesso para as lavouras.
     
A realidade da AP em Luis Eduardo Magalhães/BA

Segundo Alan Acosta, a Agricultura de Precisão em Luis Eduardo Magalhães (LEM) já teve seus altos e baixos, como em várias partes do Brasil. “Os produtores ainda andam um pouco desacreditados e o objetivo da palestra do professor Telmo foi mostrar cases de sucesso quando a tecnologia é realizada com seriedade. A região tem muito potencial, mas tem passando por anos difíceis em função das estiagens”, completa. 


Ao final da palestra, Amado observou que mesmo com algumas diversidades, LEM tem índices de produtividades compatíveis a excelentes áreas do Rio Grande do Sul. Inclusive, está na frente do Mato Grosso em termos de tetos produtivos, fruto das dificuldades de solo e clima da região que exigem o uso de mais tecnologia por parte dos produtores.


A Drakkar Solos é uma entusiasta da Agricultura de Precisão e, em parceria com empresas de máquinas, universidades, produtores e governo, tem fomentado a expansão e desenvolvimento das técnicas de AP pelo Brasil. Luis Eduardo Magalhães foi a primeira cidade fora do Rio Grande do Sul a receber uma sede da empresa, pelo potencial da região. “Dessa forma, começar o ciclo de palestras comemorativas dos 10 anos do Projeto Drakkar é justo aos produtores que têm apostado em nosso projeto nesta região. Acreditamos na AP e no crescimento do Oeste da Bahia”, finaliza o CEO da empresa.

03/03/2016 - Drakkar Solos apresentará inovações durante Expodireto Cotrijal

A Drakkar Solos, empresa especializada em Agricultura de Precisão focada para a gestão de propriedades rurais, estará, mais uma vez, presente na Expodireto Cotrijal, que ocorrerá de 07 a 11 de março de 2016 em Não-Me-Toque/RS. Ao longo dos 5 dias de feira, a Drakkar irá apresentar aos produtores rurais, técnicos e especialistas da área do agronegócio seus serviços. As novidades deste ano são o Projeto Tecnológico Drakkar e o e-Farm.

Projeto Tecnológico Drakkar

Por entender que agricultura de precisão vai muito além dos mapas coloridos, no início de 2015, a Drakkar começou a disponibilizar um novo modelo de ação denominado Projeto Tecnológico de Agricultura de Precisão, o primeiro do Modelo do Brasil. Inicialmente, o modelo busca identificar as prioridades e as demandas através de uma PLATAFORMA DE CONHECIMENTO sobre os processos da fazenda como um todo.  Após, é realizado um dimensionamento do Nível Tecnológico e dos principais limitadores da produtividade e da rentabilidade. “Com as novas ferramentas tecnológicas criadas pela Drakkar, nossos clientes serão mais eficientes em suas tomadas de decisões estratégicas, agregando alto valor às informações”, salienta o engenheiro agrônomo Alan Acosta, CEO e sócio da Drakkar.  O modelo engloba gestão de informação, gestão da propriedade, conjunto de soluções tecnológicas, assistência técnica altamente especializada, reposicionamento de produtos, gestão de processos e de pessoas.

A base do Projeto é um PLANO DE MANEJO ONLINE, tela do sistema considerada uma GRANDE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA ÁREA DA AGRONOMIA, pois permite acompanhar tudo o que está ocorrendo na fazenda em tempo real, bem como observar safras passadas e planejamento de safras futuras, em apenas um campo visual. “Com recursos inteligentes de web e agilidade de nossa equipe de apoio, o sistema tem obtido um alto nível de satisfação entre os clientes”, ressalta Acosta.

e-FARM: sistema de controle agrofinanceiro 

O e-Farm é um sistema web, totalmente personalizado e prático que realiza a gestão agrofinanceira de propriedades rurais. Para Acosta, “o e-Farm já apresenta resultados positivos em seu principal propósito que é ajudar a gerenciar propriedades rurais e interligar os manejos agronômicos com o controle financeiro. Com clientes ativos, desde o início de 2015, o e-Farm vem sendo aprimorado e, hoje, o projeto avança por uma fase de ampla melhoria, sendo seu principal  diferencial  o quesito simplicidade dos lançamentos e inteligência de processos”.Diferentemente de outros softwares de gestão agrícola, o e-Farm não parte do controle de entrada e saídas financeiras, e sim de um plano de manejo  do que será adquirido e utilizado (planejamento agronômico). “É uma diferença sutil, mas que faz toda a diferença, pois o sistema ajuda na organização da propriedade primeiramente, sendo totalmente configurável a realidade de cada propriedade, onde contamos com uma base de mais de 50.000 produtos já cadastrados (cultivares, híbridos, fertilizantes e defensivos químicos - todos com suas marcas e recomendações técnicas)”, finaliza o engenheiro agrônomo.


A Drakkar Solos atua há 10 anos no Rio Grande do Sul, além de possuir sedes nos estados de Goiás, Mato Grosso, Bahia e Roraima. O estande da Drakkar Solos na Expodireto Cotrijal está localizado no Pavilhão 01. Todos os dias da feira, os primeiros 10 clientes que visitarem o estande, ganharão brindes. Para saber mais sobre os serviços da empresa, basta acessar o site www.drakkar.com.br ou então pelo www.facebook.com/drakkarsolos .

26/02/2016 - SC: cooperativa estimula a Agricultura de Precisão

O Canal Rural realizou reportagem, no dia 24 de fevereiro, sobre Agricultura de Precisão. Na pauta, os benefícios e investimentos necessários para realizar a AP. Segundo a Copercampos, cooperativa localizada na cidade de Campos Novos, Santa Catarina, menos de 10% dos associados usam a tecnologia, que fez uma propriedade saltar de 58 para 77 sacas de soja por hectare.

Ainda, ao longo da matéria, o produtor Jhonatahn Hartamann disse que além do ganho na lavoura de soja, no milho houve um incremento de 120 para 202 sacas. 

Ao final, após falar do preço de R$ 80 por hectare para realizar a análise de solo, o produtor salientou: "a Agricultura de Precisão é o caminho, não tem mais volta".

Confira a matéria na íntegra clicando aqui

11/02/2016 - Jornal Agricultura de Precisão em foco - 8ª Edição
Ver em PDF
27/02/2015 - Jornal Agricultura de Precisão em foco - 7ª Edição
Ver em PDF
28/08/2014 - Jornal Agricultura de Precisão em foco - 6ª Edição

6ª Edição

Ver em PDF
16/07/2014 - DRAKKAR PATROCINA SIMPÓSIO DE FERTILIDADE EM GOIÂNIA

 '          

             O Simpósio “DESAFIOS DA FERTILIDADE DO SOLO NO CERRADO” buscará difundir tecnologias e informações relacionadas ao manejo da fertilidade do solo de forma eficiente na região do Cerrado de modo a gerar discussões e levantar necessidades de pesquisa sobre o assunto. O EVENTO CONTARÁ COM CERCA DE 800 VAGAS e o público alvo abrangerá produtores, gerentes, técnicos, pesquisadores e estudantes que tenham interesse no assunto e busquem maneiras eficientes de aumentar a produção agrícola.

 

            O Brasil é o 3º MAIOR EXPORTADOR AGRÍCOLA DO MUNDO E A REGIÃO DO CERRADO É RESPONSÁVEL POR MAIS DA METADE DA PRODUÇÃO DE GRÃOS DO PAÍS. Isto demonstra importância desta região para o setor agropecuário brasileiro. Para manter a competitividade da atividade agrícola da região, torna-se necessário aumentar a produtividade e diminuir os custos de produção, o que pode ser atingido por meio do manejo eficiente da fertilidade do solo e adubação das culturas.

 

            Neste contexto, A DRAKKAR APOIA PROJETOS DE DIFUSÃO DE TECNOLOGIAS NO CERRADO, assim a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP), o Grupo de Apoio a Pesquisa e Extensão (GAPE), a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ) e o Departamento de Ciência do Solo da ESALQ-USP, por intermédio dos Professores Godofredo Cesar Vitti, Rafael Otto e Paulo Sérgio Pavinato organizarão o Simpósio “Desafios da Fertilidade do Solo na Região do Cerrado”, que ocorrerá nos dias 16, 17 e 18 de julho de 2014, na cidade de Goiânia-GO.

 

MAIS INFORMAÇÕES: www.simposiocerrado.com

31/03/2014 - NOVO SITE DA DRAKKAR ESTÁ QUASE PRONTO...

Caros amigos!

Em muito breve estaremos lançando o NOVO SITE da Drakkar!

Mais BONITO, mais FUNCIONAL, mais MODERNO e, principalmente, mais INTELIGENTE. Com uma estrutura moderna e inovadora, conteúdos atualizados, informações relevantes, este novo site serámais um destaque da Drakkar no ano de 2014.

Ano que estaremos se firmando como uma das PRINCIPAIS EMPRESAS de AP do Brasil, com RESULTADOS TÉCNICOS INDISCUTÍVEIS e uma QUALIDADE DE INFORMAÇÃO que tem deixado todos os nossos clientes e colaboradores impressionados.

Bem-vindo a ERA DA INFORMAÇÃO NA AGRICULTURA! Bem-vindo ao MUNDO DA AGRICULTURA DE PRECISÃO!

Equipe Drakkar

15/03/2014 - ESPECIAL EXPODIRETO: DRAKKAR é destaque na Expodireto 2014

Com forte atuação no seguimento de Agricultura de Precisão no Rio Grande do Sul e com sedes já estabelecidas em Luís Eduardo Magalhães/BA, Rio Verde/GO e Sorriso/MT, a DRAKKAR chega a Expodireto 2014, berço da Agricultura de Precisão Brasileira, COMO UMA DAS EMPRESAS MAIS EXPERIENTES DO MERCADO e resultados que tem levado as lavouras de seus clientes a romperem patamares de produtividade a cada nova safra.

Com UMA MARCA FORTE E RECONHECIDA HOJE PELO BRASIL, a Drakkar conta com uma equipe jovem, criativa e altamente especializada em fertilidade do solo e tecnologia de informação. Os projetos desenvolvidos pela empresa vêm chamando atenção pela qualidade e resultados obtidos. Segundo o CEO da Drakkar, Eng. Agr. Dr. Alan Acosta, em um mercado novo e muito dinâmico, a empresa precisa estar em constante inovação e crescimento. "CADA DIA QUE PASSA A AGRICULTURA DE PRECISÃO AMADURECE COMO TÉCNICA, TORNANDO-SE UMA TECNOLOGIA INDISPENSÁVEL PARA SE ATINGIR ELEVADOS TETOS DE PRODUÇÃO EM PROPRIEDADES DE ALTA PERFORMANCE". Saiba mais sobre os projetos e resultados da Drakkar em nosso site.

30/01/2014 - Jornal Agricultura de Precisão em foco - 5ª Edição

5ª Edição

Ver em PDF
15/01/2014 - DRAKKAR É DESTAQUE NA REVISTA "A GRANJA"

DRAKKAR AMPLIA SUA ATUAÇÃO NO CERRADO

Com forte atuação no seguimento de Agricultura de Precisão no Rio Grande do Sul e com sedes já estabelecidas em Luís Eduardo Magalhães/BA e Rio Verde/GO, a Drakkar consolida seus planos de expansão nacional com abertura de sua sede na capital do agronegócio mato-grossense, Sorriso/MT. Com uma equipe jovem, criativa e altamente especializada em fertilidade do solo e tecnologia de informação, os projetos desenvolvidos pela empresa vêm chamando atenção pela qualidade e resultados obtidos. Segundo o CEO da Drakkar, Eng. Agr. Dr. Alan Acosta, em um mercado novo e muito dinâmico, a empresa precisa estar em constante inovação e crescimento. "Enxergamos o Cerrado como um grande desafio, mas os primeiros mapeamentos realizados nos impressionaram pela variabilidade e o potencial dos princípios de AP". Saiba mais sobre essa expansão em www.drakkar.com.br.

30/08/2013 - Jornal Agricultura de Precisão em foco - 4ª Edição

4ª Edição

Ver em PDF
10/02/2013 - INFORMATIVO ELETRÔNICO E-DRAKKAR/FEVEREIRO 2013

Novidades da Drakkar

 

- Expansão Nacional: O equipe da Drakkar se prepara para ingressar no MERCADO NACIONAL DE AGRICULTURA DE PRECISÃO através da DRAKKAR CERRADO, nova empresa do grupo, que será especializada no estudo da AP adaptada a realidade do Cerrado Brasileiro.

Jornal Agricultura de Precisão em Foco - 3ª Edição - Artigo de capa: Mapas de Colheita & Mapas de Fertilidade: tecnologias que se completam.

Agenda de Eventos Drakkar 2013: Confira a agenda de eventos voltados para a Agricultura de Precisão que ocorre no Brasil e no Mundo.

Saiba mais em notícias...

Equipe Drakkar

05/02/2013 - EXPANSÃO NACIONAL DA DRAKKAR

O ano de 2013 começa com muitas novidades na Drakkar, uma delas é o início da EXPANSÃO NACIONAL e ampliação de sua área de atuação. Para isso, contamos com uma nova empresa: a DRAKKAR CERRADO, que será especializada no estudo da AP adaptada a realidade do Cerrado Brasileiro.

Foram mais de 12 meses de planejamento para consolidação e abertura desta nova linha de trabalho. Com unidades de apoio já estabelecidas em RIO VERDE/GOIÁS e em LUIZ EDUARDO MAGALHÃES/BAHIA, projetos pilotos de P&D já se encontram em andamento, com ótimos resultados iniciais. 

Para isso, a Drakkar precisou ampliar a sua equipe de trabalho, modernizar ainda mais os seus sistemas operacionais, tudo para garantir qualidade e agilidade aos seus clientes de todo o Brasil.

Já no RS, os investimentos da empresa são maiores ainda, com uma equipe de 12 agrônomos em 2013, com previsão de mais 3 novas unidades de apoio (São Borja, Porto Alegre e Pelotas) e novas contratações em todos os setores da empresa, pretendemos melhorar nosso atendimento e qualidade dos serviços prestados. 

Mais informações acesse nosso site ou entre contato conosco! Fone: 55 3286-1668.

30/01/2013 - Jornal Agricultura de Precisão em foco - 3ª Edição

3ª Edição

Ver em PDF
30/08/2012 - Jornal Agricultura de Precisão em foco - 2ª Edição

2ª Edição

Ver em PDF
30/01/2012 - Jornal Agricultura de Precisão em foco - 1ª Edição

1ª Edição

Ver em PDF